Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Taquara recebe selecionados no programa Partiu Futuro Reconstrução

19/02/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Cleusa Silva/Prefeitura de Taquara

Jovens atuarão por 12 meses em diferentes setores da Prefeitura, com carteira assinada, remuneração mensal e outros benefícios

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Taquara recepcionou os jovens selecionados para o programa Partiu Futuro Reconstrução, iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O programa prevê a ampliação de oportunidades de inserção profissional de jovens aprendizes em órgãos públicos.

O programa é voltado a jovens, matriculados ou egressos do Ensino Médio da rede pública, desabrigados ou afetados por calamidades, com idade entre 14 e 22 anos e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para Taquara, foram destinadas 50 vagas, além de oportunidades para municípios vizinhos, como Igrejinha, Parobé e Rolante.

A prefeita Sirlei Silveira destacou a relevância social da iniciativa. “Este é um projeto que transforma vidas. Estamos falando de jovens em situação de vulnerabilidade social que passam a ter acesso à formação profissional, à experiência no serviço público e ao mercado de trabalho. É uma oportunidade concreta de reconstrução de trajetórias e de fortalecimento da autoestima”, afirmou.

Seleção criteriosa
Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Adalberto Soares, 38 jovens foram selecionados em Taquara por atenderem a todos os requisitos estabelecidos pelo programa. “Realizamos um processo criterioso, garantindo que os contemplados cumprissem todas as exigências. É uma grande conquista para esses jovens e para o município”, ressaltou.

De acordo com Andréa da Conceição, coordenadora do setor Trabalho e Cidadania, a edição deste ano do Partiu Futuro Reconstrução teve início no dia 5 de janeiro, com o curso de aprendizes, realizado na Escola Técnica Unipacs, com foco na atuação na Administração Pública Municipal.

Oportunidade no mercado de trabalho
A partir de agora, os 38 jovens atuarão por 12 meses em diferentes setores da Prefeitura, com carteira assinada e remuneração mensal de R$ 894,52. O programa também garante auxílio-alimentação de R$ 550,00, vale-transporte conforme a necessidade, reforço escolar, apoio jurídico, acompanhamento psicológico, uniforme, além de acesso a serviços de telemedicina.

Entre as selecionadas está Letícia Gabriela de Moraes dos Santos, de 14 anos, que irá atuar na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). “Minha mãe soube que o programa aconteceria em Taquara e me incentivou a fazer o cadastro. Fiquei muito feliz quando fui chamada. É uma oportunidade que pode mudar meu futuro”, contou.

Já Janaína Emanuelle Rodrigues da Silva, de 22 anos, soube da iniciativa pelas redes sociais da Prefeitura de Taquara. Estudante de Psicologia, ela foi encaminhada para a Secretaria de Desenvolvimento Social. “Estou muito contente por ter sido direcionada para essa área, porque poderei colocar em prática o que aprendo na faculdade e, ao mesmo tempo, contribuir com a comunidade”, destacou.

Confira a lista dos 38 jovens selecionados e seus respectivos setores:
Secretaria de Desenvolvimento Social
Érick Nilmar de Oliveira Vargas
Natacha Pires Gomes
Janaína Emanuelle Rodrigues da Silva
Kathleen Cardoso da Silva
Myrella dos Santos Petry

Secretaria de Saúde
Isabelly Andrade dos Santos
Yago José Ribeiro da Silva
Kauã de Lemos Ferreira
Antony Gabriel Bueno de Oliveira
Isadora Franco de Oliveira
Maiquelly Borges da Silva Mariano
Caroline Stein Gonçalves
Laura Rafaela Jochan
Gabriel Rodrigues de Oliveira
Raika Schneider

Setor de Compras
Rafaela Adams

Diretoria de Cultura
Mayara Godoi Dessbesel Ocho
Cássio Leonardo Lopes da Silva
Andriel Lopes da Silva
Rosa Maria de Araújo Machado
Matheus Martins Machado

Secretaria de Educação
Marcelo Antônio Moraes Ribeiro
Samara Luísa Ghisleri
Jorge Davis da Silva
Luna Thalia do Amaral
Letícia Gabriela de Moraes dos Santos
Ana Luiza Krumenauer de Almeida
Lucas Kauã dos Santos Correa
Sara Bitencourt

Secretaria de Desenvolvimento Social – CREAS
Miguel Vieira de Britto

A Administração Municipal de Taquara reforça que o programa representa mais do que uma oportunidade de emprego: trata-se de uma política pública de reconstrução social, que alia qualificação profissional, inclusão e cidadania.

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas