Secretaria de Captação de Recursos

Taquara firma seis convênios com o Governo do Estado

12/01/2024

Créditos: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Município participará de programas em áreas como desenvolvimento rural, qualificação profissional, assistência social e habitação

No final do ano passado, a Prefeitura de Taquara firmou seis convênios com o Governo do Rio Grande do Sul. Através da parceria, serão investidos R$ 1.615.431,55, com recursos oriundos do Estado e do Município, através de contrapartida. Os valores destes convênios serão destinados para áreas como desenvolvimento rural, qualificação profissional, assistência social e habitação.

“Um governo que colhe resultados é um governo que fomenta parcerias. Desde 2021, a Administração Municipal já obteve inúmeras parcerias com o Estado, permitindo que fizéssemos investimentos em diversos setores. Finalizamos 2023 com mais seis convênios firmados com o governo gaúcho. Sem dúvidas, é uma grande conquista para a população taquarense”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

Áreas de investimento

Um dos convênios assinados em dezembro foi com a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Através do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo, será possível adquirir 300 toneladas de fertilizante orgânico, 40 toneladas de calcário, 40 toneladas de reminerador de solo, 5 mil quilos de adubo químico, 600 quilos de semente de aveia preta e 671 quilos de semente de ervilhaca. Estas aquisições serão destinadas para seis famílias de agricultores familiares que tiveram perdas de solo causadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Município em junho de 2023. Para este programa, o Estado repassou R$ 122.738, 33, com a contrapartida dispensada.

Na parte de qualificação profissional, Taquara foi contemplada no programa RS Qualificação, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional. Serão disponibilizados cursos para eletricista, corte e costura, técnicas de vendas, técnicas administrativas e de vendedor de farmácia. O repasse do governo gaúcho foi de R$ 83.671,30, e a contrapartida da Prefeitura de R$ 12.550,70.

Programa A Casa é Sua

Outro convênio firmado foi a adesão de Taquara no programa A Casa é Sua, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. Através da parceria, serão construídas dez unidades habitacionais, através do repasse de R$ 800 mil pelo Estado, e a contrapartida do Município de R$ 400.924,10.

Convênios na área de assistência social

Três dos convênios entre a Prefeitura e o Estado são ligados à área de assistência social. Um deles vem do Programa de Rede de Proteção a Família, da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. Com o repasse de R$ 100 mil do Estado, dispensada a contrapartida, serão contratados dois psicólogos e um terapeuta ocupacional, além da aquisição de materiais de consumo para a realização do projeto Laço Forte, Família Resiliente, com duração de 12 meses.

Na área de assistência social, dois convênios são ligados ao programa Avançar no Suas, da Secretaria de Assistência Social. Um deles é voltado para a qualificação estrutural do prédio próprio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além da aquisição de equipamentos de informática e mobiliários. O repasse do Estado é de R$ 102.363,18, com a contrapartida municipal de R$ 25.082,75.

Também através do Avançar no Suas, Taquara foi contemplada pelo Estado em um convênio para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), a fim de qualificar as instalações do local. Através desta parceria, o Estado repassará R$ 46.501,19, com a contrapartida de R$ 8.200,00.

Secretaria de Captação de Recursos