• Desfile Natal Mágico
  • Varal Solidario
  • EMEI Vovó Arlete
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Praça Beira Rio
  • Festa das Crianças
  • Carreteada na Expocampo
  • Jogos Estudantis de Taquara

Editorias
Quinta-feira, 21 12:15 - Secretaria de Saúde

Terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe atinge, até o momento, apenas 58% da meta estabelecida para Taquara

Vacinação de crianças é uma das mais baixas estimadas até agora. De 3.879 crianças a serem vacinadas, apenas 512 receberam as doses

Saúde alerta pais e responsáveis a vacinarem as crianças Foto: Magda Rabie Saúde alerta pais e responsáveis a vacinarem as crianças

Nas últimas semanas da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que segue até o dia 5 de junho, o município de Taquara registra baixa procura da população. A meta para Taquara é vacinar 90% do público-alvo. Considerando-se um número de 19.339 pessoas, foram vacinadas, mediante relatório do dia 20 de maio, 11.181 pessoas, cerca de 58% da meta estabelecida para o Município. Uma das preocupações da municipalidade é para o número de crianças vacinadas em relação ao estimado. Até o momento cerca de 512 crianças,  de 6 meses a menores de 6 anos, foram imunizadas de um total de 3.879 que devem receber as doses.

 

A primeira fase da campanha foi a de maior adesão da comunidade, de 7.308 idosos a serem vacinados, foram atendidos 7.205 idosos, cerca de 98,6%; atingindo também a meta máxima estipulada para os profissionais da Saúde, atendendo 934 pessoas, 100% do pretendido para este grupo.

 

A segunda fase vacinou 1.181 pessoas, dentre um público estimado de, aproximadamente, 4 mil pessoas, que compreendem portadores de doenças crônicas (868 vacinas aplicadas de 2.982), caminhoneiros (46 vacinas aplicadas), motoristas de transporte coletivo (124 vacinas aplicadas), pessoas das forças de segurança e salvamento (53 vacinas aplicadas), funcionários do sistema prisional (10 vacinas aplicadas de 11), população privada de liberdade e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas (80 vacinas aplicadas de 110).

 

Para a terceira fase da campanha, espera-se vacinar cerca de oito mil pessoas, mas segundo a coordenadora das imunizações, a enfermeira Fernanda Flores, a demanda, está muito baixa. Até o momento aproximadamente 1.951 pessoas buscaram o serviço nas Unidades Básicas de Saúde.

 

A terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe foi dividida em duas etapas, a primeira, ocorreu de 11 a 17 de maio e foi direcionada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência, e a segunda etapa, iniciou em 18 de maio e segue até 5 de junho, para adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

 

De 515 gestantes, vacinaram-se, até o momento 104; de 85 puérperas, foram vacinadas 85, e, de 2715 pessoas de 55 a 59 anos que deveriam se vacinar, 1.241 procuraram o atendimento. O número de crianças é o que está preocupando mais a municipalidade. De um total estimado de 3.879 crianças, apenas 512 receberam as doses.

 

Fernanda observa que, mesmo as pessoas que integram grupos de outras fases podem ir nas últimas semanas para colocarem em dia a vacinação e se imunizarem contra a gripe. Ela também salienta a relevância da vacinação para as crianças. “É muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças para se vacinarem. Esta é uma proteção que todas as crianças, aliás todas as pessoas tem direito e devem ser atendidas. Estamos à disposição da comunidade em todos os postos de Taquara”, menciona a enfermeira.

 

O secretário de Saúde, Vanderlei Vili Petry, reitera. “Estamos buscando intensificar o chamamento para os pais e responsáveis para que levem as crianças para se vacinarem, é muito importante que elas estejam com esta vacina em dia. Sabemos que a questão da pandemia pode atrapalhar a demanda, mas com os devidos cuidados deve-se levar as crianças para vacinar em benefício à saúde delas”, afirma Petry.

 

Todos os postos de saúde de Taquara, tanto na zona urbana quanto no interior, atendem a Campanha de Vacinação da Gripe, de segunda a sexta-feira, sendo na cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, no interior das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. O atendimento na UBS Piazito é das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

 
--
Jornalista Magda Rabie - Mtb 13619
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Taquara

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200