Secretaria Municipal de Meio Ambiente
End: Rua Dr. Edmundo Saft, 2926 - Centro - Taquara
Horário de atendimento: de Segunda à Quinta-Feira das 8h às 12h e das 13h às 17h30min e na Sexta-Feira das 8h às 14h.
Secretário: Luciano Campana
sec.meioambiente@taquara.rs.gov.br
(51) 3541 - 9235 - Ramal 226
A Secretaria de Meio Ambiente é o órgão responsável pela implementação da política municipal de meio ambiente, competindo-lhe:
- coordenar gestão dos resíduos urbanos, comerciais, industriais e do serviço de saúde;
- atuar na fiscalização, licenciamento, controle e recuperação ambiental de âmbito do município;
- a criação e manutenção do horto de produção de espécies vegetais desenvolvendo um projeto de jardinagem, paisagismo e arborização urbana;
- construir, reformar e embelezar praças, parques e jardins municipais, no que diz respeito ao ambiente natural;
- controlar e monitorar o ruído urbano, a gestão da água, do solo, flora, fauna e atmosfera atendendo à legislação vigente;
- manter atualizado o banco de dados e informações ambientais;
- acompanhar as ações de turismo rural e ecoturismo realizando o controle ecológico das atividades;
- desenvolver programas de coleta seletiva do lixo urbano;
- avaliar as solicitações de licenciamento ambiental das atividades de impacto local, emitindo pareceres técnicos e outros documentos necessários;
- fiscalizar o cumprimento das licenças ambientais, promovendo as autuações, emitindo relatórios, laudos e pareceres técnicos;
- prestar serviços de informações às comunidades;
- adquirir e fazer manutenção de equipamentos, máquinas, implementos e veículos da secretaria;
A Divisão de Cemitérios e Capelas é encarregada do controle de documentos relativos a cemitérios, numeração das sepulturas, certidões de óbitos, guias, conservação, ajardinamento e limpeza do cemitério, realizar sepultamentos e exumações, controlar os horários de abertura e fechamento à visitação pública, guarda e zeladoria do patrimônio artístico dos cemitérios, cabendo-lhe, ainda, controlar a utilização, proceder a manutenção e limpeza das capelas mortuárias.
A Divisão de Limpeza Pública é responsável por todas as atividades ligadas à manutenção da limpeza da cidade, mediante capinação, varredura, lavagem e irrigação das ruas, praças e logradouros públicos, bem como pela coleta, seleção, transporte, separação e destinação final adequada do lixo e resíduos.
A Divisão de Proteção da Fauna e da Flora é responsável pelas ações desenvolvidas no intuito de proteger a Fauna e a Flora do município, implantando programas e executando-os, bem como: I - buscar parcerias ou convênios com a finalidade de evitar determinadas zoonoses; II - fornecer atendimento veterinário gratuito aos animais de rua ou pertencentes à população de baixa renda; III - firmar convênios com faculdades de medicina veterinária, visando mutuo auxílio, ou seja, o munícipe terá o atendimento gratuito e os alunos terão estágio e aprendizado garantido; V - promover campanhas de conscientização da população para os problemas causados pelo desrespeito à fauna e flora.