Acessibilidade Contraste

Notícias

Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania

Inscrições estão abertas para o Família Acolhedora Florescer em Taquara

25/05/2023

Créditos: Magda Rabie

Compartilhe:

Capacitação para as famílias ocorre na próxima semana

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania abre novas inscrições para famílias interessadas em participar do Programa Família Acolhedora Florescer: Semeando Possibilidades. O cadastramento ocorre no setor da Família Acolhedora, na Rua Ernesto Alves, 2785, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30. Interessados podem entrar em contato também pelo telefone (51) 3541-4184.

“O Serviço Família Acolhedora é extremamente relevante, pois as crianças e adolescentes estão em um ambiente familiar. Sabemos a importância que as pessoas têm de serem escutadas e olhadas em sua individualidade. As crianças e adolescentes precisam desse contato, desse olhar, desse afeto, desse vínculo individual para poderem se desenvolver e sentirem-se seguras e amadas, pois isso irá refletir para o resto da vida delas, independente do menor tempo que fiquem na Família Acolhedora. E isso estamos presenciando nos acolhimentos, tanto naqueles que permanecem, quanto nas crianças que já foram desacolhidas e retornaram para a família extensa e substituta”, explica a coordenadora do Programa, psicóloga Caroline Britto.

Capacitação

Na próxima quarta-feira (31), à noite, inicia mais uma capacitação direcionada a famílias que estão inscritas e famílias interessadas a se inscreverem no programa. Temas como acolhimento familiar, desenvolvimento infantil, adolescência, família e suas múltiplas configurações, serão abordados nos encontros que em sua totalidade somam 20 horas de atividades. A capacitação ocorrerá nos turnos da noite, no espaço de atendimento do Programa (Rua Ernesto Alves, 2785) e será ministrada pelas técnicas responsáveis pelo atendimento às famílias, a assistente social Bárbara Sarmento, a psicóloga Caroline Britto e outros convidados. 

Família Acolhedora Florescer

O Programa Família Acolhedora conta atualmente com cinco famílias inscritas e aptas a acolher em Taquara. Tem como objetivo principal dar abrigo provisório a crianças e adolescentes de ambos os sexos, moradores de Taquara, de zero a 18 anos incompletos, que tenham seus direitos ameaçados ou violados. A colocação da criança ou do adolescente na família integrante do programa é de competência exclusiva do Juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Taquara. O acolhido terá direito a atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social; acompanhamento psicossocial; estímulo, fortalecimento e reconstrução dos vínculos familiares rompidos; apoio, se possível, para a reestruturação familiar visando o retorno dos acolhidos e permanência com irmãos na mesma família acolhedora.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas