Secretaria de Educação, Cultura e Esporte

Abertura oficial da Quinzena do Meio Ambiente em Taquara será no Parque do Trabalhador

31/05/2023

Créditos: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Evento contará com diversas entidades parceiras

Inicia nesta quinta-feira (1º) a Quinzena do Meio Ambiente em Taquara. O evento, em parceria entre as secretarias de Educação, Cultura e Esporte, e de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, contará com uma série de atividades em todas as escolas municipais, até o dia 15 de junho. Neste sábado (3), ocorrerá a abertura oficial da quinzena, no Parque do Trabalhador, das 13h às 16h, reunindo atividades como o cadastro para a castração de animais, adoção de animais, ecoponto para o descarte correto de recicláveis, e abordagens sobre assuntos como a prevenção ao mosquito da dengue, entre outros temas.

“Teremos uma grande atividade neste sábado, que reforça a importância da preservação do meio ambiente. Cada um de nós pode fazer a sua parte para cuidar da natureza, e tornar o nosso mundo um lugar melhor”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Programação no Parque do Trabalhador

Durante a abertura oficial, haverá a participação de diversas entidades públicas e privadas de proteção ambiental, como a Defesa Civil, Espaço Socioambiental Nara Mattos, Sala Verde, Vigilância Ambiental, Rotary Club, Programa Saúde na Escola, Educação Ambiental, Cooreli, Emater, Faccat, Corsan, FX Sustentabilidade, Cimol, Comando Ambiental da Brigada Militar (Patram) e Clube Lions.

A coordenadora da Educação Ambiental de Taquara, Luciana Martins, ressalta que a Quinzena do Meio Ambiente será um evento de mobilização geral, formalizando parcerias com entidades ampliando o debate sobre a importância da preservação ambiental. “Esta corrente de parceiros é fundamental para sensibilizar as pessoas que participarão das atividades dos próximos dias, para que pensem melhor e tenham mais consciência dos seus atos”, afirma.

Demais atividades ocorrerão nas escolas

Com uma programação descentralizada, a Quinzena do Meio Ambiente de 2023 terá diversas ações que serão realizadas em todas as escolas municipais, mobilizando alunos e professores a cuidar melhor do planeta. Além disso, a Educação Ambiental de Taquara também será destaque no evento “Educação Socioambiental na Bacia do Rio dos Sinos”, que ocorrerá na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, na próxima segunda-feira (5).

“Ao longo de todo o ano, realizamos diversas ações de proteção ambiental nas escolas. E isso permite que sejamos reconhecidos por nosso trabalho, sempre pautados nos objetivos de desenvolvimento sustentável”, completa Luciana.

Secretaria de Educação, Cultura e Esporte