Notícias
Pracinhas com brinquedos adaptados começam a ser instaladas nas escolas da rede municipal de Taquara
06/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Paul Silva/Prefeitura de Taquara

Primeiro brinquedo foi instalado na semana passada, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Caramuru, no interior do município
Com o objetivo de proporcionar igualdade a todos os estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Taquara deu início a instalação de pracinhas com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência (PCD). O primeiro brinquedo foi instalado na semana passada, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Caramuru, na localidade de Pega Fogo Alto, interior do município.
“Além de divertir os meninos e meninas com necessidades especiais, como aqueles que são cadeirantes, os novos espaços montados no pátio das escolas terão também a função de promover a inclusão, já que todos os estudantes poderão aproveitar a hora do recreio brincando juntos”, comemora a prefeita Sirlei Silveira.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Carla Amaral, a ideia dos brinquedos adaptados surgiu a partir da apresentação de um projeto científico dos alunos da EMEF Nereu Wilhelms e que vem ao encontro do olhar sensível que a Smece tem pelo público alvo de inclusão.
“O projeto piloto foi montado na própria EMEF Nereu, que tem uma pracinha projetada com alguns brinquedos adaptados, como o balanço para cadeirantes e um escorregador alargado para os adultos. A partir daí, a gente começou a estudar a instalação em outras escolas também. E, na medida que as escolas vão fazendo requerimentos ou de acordo com o público-alvo de alunos cadeirantes ou outros tipos de deficiências físicas, nós iremos instalar esses brinquedos adaptados em toda a rede municipal”, informa Carla.
Primeiras escolas a integrarem o projeto
Neste primeiro momento serão instaladas 4 pracinhas adaptadas, um investimento de R$ 38.200,00, de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Salário Educação.
Além da EMEF Caramuru, que recebeu um balanço frontal com acompanhante, também serão montados novos brinquedos na EMEF 17 de abril, Dr. Lauro Hampe Muller e Escola Municipal de Educação Especial Lucas Sauer. Na 17 de abril será instalado um balanço adaptado duplo e na Lauro Muller montaremos um balanço acessibilidade, gangorra adaptada, gira-gira adaptado, balanço frontal com acompanhante e balanço adaptado duplo.
E na escola Lucas Sauer, a primeira instituição municipal de ensino para o atendimento de crianças, jovens e adultos com deficiências (PCDs), em Taquara, também será montada uma pracinha com balanço acessibilidade, gangorra adaptada, gira-gira adaptado, balanço frontal com acompanhante e balanço adaptado duplo.
Concluída a instalação destas quatro pracinhas adaptadas, a Smece também irá adquirir mais um balanço frontal, com acompanhante, para a EMEF Rosa Elsa Mertins, e seguirá avaliando a necessidade das demais escolas.
Compartilhe:
de
2