Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Programa Inverno Taquarense reforça atendimento nas UBSs para enfrentar doenças respiratórias

01/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Magda Rabie

Com o objetivo de ampliar o acesso da população às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e reduzir o tempo de espera por consultas durante os meses mais frios do ano, a Prefeitura de Taquara, por meio da Secretaria de Saúde, lança, a partir da terça-feira, 1º de julho, o Programa Inverno Taquarense.

A ação segue até o dia 31 de agosto e contempla uma série de medidas voltadas ao combate das doenças sazonais mais comuns no período, como gripe, covid-19, asma e demais sintomas respiratórios.

A prefeita Sirlei Silveira destacou a importância do programa como parte do compromisso com a saúde pública. “Nosso foco é garantir atendimento de qualidade e ágil para quem mais precisa, especialmente neste período em que aumentam os casos de doenças respiratórias. O Programa Inverno Taquarense é mais uma ação que demonstra o cuidado com nossa população”, afirmou.

Ampliação da equipe e horários estendidos são algumas das ações

Entre as principais iniciativas previstas no Programa Inverno Taquarense estão a ampliação das equipes médicas e de enfermagem, a intensificação da vacinação contra a gripe e a oferta de orientações de saúde preventiva à população. O atendimento será realizado por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, com prioridade para idosos e crianças com sintomas gripais e respiratórios.

Nesta primeira etapa, seis UBSs contarão com horário estendido de atendimento: Mundo Novo, Santa Teresinha, Fazenda Fialho, Rio da Ilha, Empresa e Mariozinho. Essas unidades funcionarão de segunda a quinta-feira até as 22h e às sextas-feiras até às 17h.

A secretária de Saúde, Loreni Spirlandelli, reforçou a orientação para que a comunidade procure os serviços assim que surgirem os primeiros sintomas. “Ampliamos nossas equipes e estendemos o horário de atendimento justamente para facilitar o acesso e evitar o agravamento de quadros gripais. É fundamental que as pessoas busquem atendimento assim que perceberem os sintomas”, explicou a secretária.

A iniciativa se soma aos esforços do município para fortalecer a atenção básica e prevenir complicações de saúde que tendem a se intensificar nos meses de inverno. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é atender um número significativo de usuários, promovendo agilidade nos diagnósticos e evitando a sobrecarga de outros serviços, como o Hospital Bom Jesus.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas