Notícias
Samu Taquara orienta comunidade a utilizar alternativas de contato durante instabilidade na linha 192
09/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Número 192 é o canal principal de atendimento em 269 municípios gaúchos, mas, no momento, pode apresentar falhas de conexão
A Prefeitura de Taquara, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informa que a linha 192 está enfrentando instabilidade temporária devido a problemas técnicos da operadora que atende a rede em todo o Rio Grande do Sul e também em outros estados. O número 192 é o principal canal de atendimento para emergências médicas, com cobertura em 269 municípios gaúchos, mas, neste momento, o serviço pode apresentar falhas de conexão.
Importante ressaltar que a instabilidade não é decorrente da Central de Regulação, localizada em Porto Alegre, nem do Samu de Taquara. A orientação à comunidade é que, ao não conseguir contato pelo 192, utilize outras formas de acionamento, como os números diretos da Central de Regulação: (51) 3320-0100 e (51) 3382-0600.
Outra alternativa eficaz é o aplicativo “Chamar 192 – Samu”, disponível gratuitamente para smartphones Android e iOS. O app permite que o pedido de socorro chegue mais rapidamente à Central de Regulação, utilizando os dados cadastrados pelo usuário e as informações de GPS do telefone.
Conforme a coordenadora do Samu de Taquara, Cintia Kerschner, as informações ocorrem através do chat do aplicativo e o atendimento registrado é o que fornece as informações necessárias para a demanda do atendimento, sendo fundamental detalhes sobre a solicitação de atendimento.
Aplicativo garante agilidade
“Ao acionar o Samu pelo aplicativo, o médico regulador já recebe dados importantes sobre a ocorrência, como localização e sintomas, o que ajuda na triagem e na definição da ambulância mais adequada, seja básica ou avançada”, explica Cintia.
Ela informa ainda que é possível acionar o socorro para outra pessoa, como um familiar que esteja em outro local. E faz um alerta para a importância de manter o GPS do telefone ligado, pois é ele que garante que a Central receba a localização precisa do solicitante.
Para usar o aplicativo, basta baixá-lo nas lojas Google Play ou App Store, realizar um cadastro rápido e autorizar o uso do GPS. Em caso de necessidade, o usuário apenas toca no botão de chamada, e a Central entra em contato por telefone ou chat para confirmar as informações e enviar à equipe de socorro.
Compartilhe:
de
0