• Varal Solidario
  • Carreteada na Expocampo
  • Festa das Crianças
  • EMEI Vovó Arlete
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Desfile Natal Mágico
  • Praça Beira Rio
  • Jogos Estudantis de Taquara

Editorias
Sexta-feira, 20 14:29 - Secretaria de Educação, Cultura e Esporte

Feira Literária de Taquara segue até sábado com atrações teatrais, musicais e bate-papo com escritores

Thedy Corrêa se apresentou na noite da quinta, após a abertura oficial do evento

Bate Papo e Pocket Show com Thedy Corrêa Foto: Magda Rabie Bate Papo e Pocket Show com Thedy Corrêa

A abertura oficial da Feira Literária de Taquara que este ano traz a temática “Educação une pessoas” foi promovida na noite da quinta-feira (19), na Rua Coberta. O músico, escritor, compositor e produtor musical, Thedy Corrêa foi o convidado especial da programação. O evento segue até sábado (21) com a participação de livreiros, praça de alimentação e o Recreart - unidade móvel do Sesc. A Feira Literária é realizada pela Prefeitura de Taquara, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e pelo Sistema Fecomércio-RS / Sesc / Taquara.

 

Em sua fala, a prefeita Sirlei Silveira destacou a importância da leitura. “Só há uma forma de nos tornarmos bons estudantes, pessoas que trabalham bem e que demonstram competência e capacidade, esta forma é através da leitura. Quando nos tornamos bons leitores conquistamos o mundo, conseguimos sair do espaço que estamos sem viajarmos porque a leitura nos conduz a belos lugares e nos faz viajar. Escutem esta professora de 34 anos de sala de aula, a leitura é importante, por isso dedicamos tanto o nosso primeiro ano de governo à Educação e continuaremos cuidando e zelando muito por uma educação cada vez mais desenvolvida em nosso Município”, reitera a prefeita Sirlei Silveira.

 

Parceiro da realização da Feira Literária de Taquara dentre outros eventos municipais, o Sesc/Taquara esteve representado pela gerente Fabiane Luiz Oliveira. “Para o Sesc é uma alegria participar de mais uma edição da Feira Literária, evento que vem se consolidando ano a ano e é parte importante do calendário de eventos do Município. A feira começa muito antes da realização em si, com uma comissão organizadora que pensa nas atrações, nos escritores, nas peças de teatro para que agrade a todos os públicos. O Sesc tem uma missão muito bonita que é levar a felicidade para todas as pessoas, então esperamos que aproveitem a programação especial e levem daqui muitas boas lembranças”, mencionou a gerente do Sesc/Taquara, Fabiane Luiz Oliveira.

 

Bate-papo e pocket show com Thedy Corrêa

 

Descontraído, divertido e muito atencioso com o público, Thedy Corrêa conquistou aplausos durante a sua visita à Feira Literária de Taquara, na noite da quinta-feira (19). As perguntas da plateia foram sendo intercaladas por canções que marcaram época e ainda emocionam os fãs que acompanham a trajetória da banda Nenhum de Nós, como Camila, Camila”, “O Astronauta de Mármore”, "Amanhã ou Depois”, entre outras. Músico, escritor, compositor e produtor musical, Thedy é um dos fundadores da banda Nenhum de Nós. Como escritor, transitou pela poesia, pelo romance, pela crônica e pelas histórias em quadrinhos, com os livros Bruto, Livro de Astro-Ajuda, Noite Ilustrada, O Segredo da Floresta e Imersão. 

 

“Já quero antecipar a vocês que a explicação é pior do que o nome”, brincou Thedy ao ser questionado pela plateia sobre a origem do nome da banda Nenhum de Nós. “Nos anos 80, os nomes de bandas não eram muito comuns: Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão, Kid Abelha, João Penca e os miquinhos amestrados. Então estávamos ensaiando num bar que nos deixou fazer um show, mas não tínhamos o nome para colocar no cartaz. Saímos para tomar uma cerveja e imaginar o nome. Começamos a pensar o que tínhamos e não em comum. Nenhum de nós enxerga direito, nenhum de nós fuma, nenhum de nós tem grana, nenhum de nós isso ou aquilo, até que o Sadi falou. - Nenhum de nós “sentou praça”, ou seja, não prestou serviço militar. Na hora falamos, nossa muito boa, guarda essa aí. E lá pelas tantas esquecemos e não conseguimos lembrar a expressão que concluía a frase … nenhum de nós… nenhum de nós… E colocamos somente Nenhum de Nós no cartaz para depois trocarmos o nome que está aí até hoje”, contou Thedy ao público.

 

De sexta

 

Durante a tarde desta sexta-feira (20) ocorre bate-papo com o escritor Dilan Camargo (às 13h30) e apresentação do espetáculo “Nesse mundo maluco” (14h45). Já às 16h, ocorre a roda de conversa “Nossa gente, nossa história, nossa memória”, mediada pelo tradicionalista Marco Aurélio Angeli, mais conhecido como Zoreia, tendo como convidados Genilton Altmeyer, Flávio Wishmann e Enésio Hermes Breyer. Outra roda de conversa será promovida, às 18h30, com o Coletivo de escritores do Vale do Paranhana. A Feira Literária encerra na sexta-feira com o “Especial Cazuza”, com o músico Chico Paz.

 

Programação da Feira Literária de Taquara

 

20/05 (sexta-feira)

13h30 – Bate-papo com o escritor Dilan Camargo

14h45 – Apresentação do espetáculo “Nesse mundo maluco”

16h – Serenata literária em Lares de Idosos

16h – Roda de conversa “Nossa gente, nossa história, nossa memória”

18h30 - Roda de conversa com o Coletivo de escritores do Vale do Paranhana

19h30 – Música na Feira “Especial Cazuza”, com Chico Paz

 

21/05 (sábado)

9h30 – Apresentação Sarau ONG Vida Breve

10h30 – Apresentações musicais (Palco Aberto)

14h30 - Apresentação musical com “Arauco Acústico”

15h30 – Apresentação do espetáculo teatral “PUM – histórias mal cheirosas”

16h30 – Música na feira “Harpa e Voz”, com Roberta e Roberto Naviliat

17h30 – Encerramento da Feira Literária

 

Fotos

Feira Literária de Taquara Abertura e Thedy Corrêa 19 05 2022 3 imagens na galeria
Bate Papo e Pocket Show com Thedy Corrêa Magda Rabie
Bate Papo e Pocket Show com Thedy Corrêa
Foto: Magda Rabie
Bate Papo e Pocket Show com Thedy Corrêa Magda Rabie
Bate Papo e Pocket Show com Thedy Corrêa
Foto: Magda Rabie
Bate Papo e Pocket Show com Thedy Corrêa Magda Rabie
Bate Papo e Pocket Show com Thedy Corrêa
Foto: Magda Rabie

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200