Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Hunsrückisch, idioma alemão mais falado no Brasil, é tema da 23ª Semana Nacional de Museus em Taquara

13/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Alan Jr Silva/Prefeitura de Taquara

Até domingo (18), o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott irá publicar informações sobre o idioma


Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), a 23ª Semana Nacional de Museus tem como objetivo celebrar a riqueza do patrimônio histórico e cultural do Brasil. Até domingo (18), o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, de Taquara, irá publicar informações sobre o Hunsrückisch, idioma alemão mais falado no Brasil.

Realizada todos os anos em alusão ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, a Semana Nacional reúne 1.012 instituições em todo o país e soma mais de 3.150 atividades cadastradas, sendo 198 na região Sul, buscando valorizar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. 

Segundo Maicon Diego Rodrigues, chefe de Divisão do Arquivo Histórico de Taquara, o Hunsrückisch era um dialeto, uma das variedades de alemão mais faladas no Brasil, principalmente no sul do país, mas atualmente ele é considerado um idioma.

“Também conhecido como hunsriqueano ou hunsrik, o Hunsrückisch veio da região do Hohenzollern, da Renânia-Palatinado, que é um estado localizado no sudoeste da Alemanha. O dialeto, que chegou à região com os primeiros imigrantes alemães, hoje em dia já é considerado um idioma entre os descendentes desses grupos que colonizaram os Vales do Paranhana e Sinos”, explica Maicon.

Dentro da programação da 23ª Semana Nacional de Museus, e do Dia Internacional dos Museus, até domingo o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott irá publicar em suas redes sociais materiais informativos sobre o Hunsrückisch, como forma de homenagear o patrimônio imaterial dos imigrantes alemães que escolheram viver em Taquara.
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas