Secretaria de Administração, Orçamento e Des. Econômico

Sala do Empreendedor de Taquara é líder estadual em atendimentos no mês de julho

04/08/2022

A Sala do Empreendedor de Taquara encerrou o mês de julho como a líder mensal em atendimentos a proprietários de estabelecimentos no Rio Grande do Sul. Ao todo, o local atendeu 1.653 empreendedores no período, com uma média de quatro minutos para cada atendimento realizado. Os dados foram revelados por uma plataforma do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), que monitora a quantidade de atendimentos feitos em mais de 100 salas do empreendedor espalhadas pelo Estado.

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo, Alex Alves, conta que o mês anterior foi o primeiro em que a Sala do Empreendedor de Taquara passou a registrar seus atendimentos nesta plataforma. “Iniciamos esse levantamento após recebermos um treinamento de atendimento prestado pela gestora de políticas públicas do Sebrae, Paula Nicolini, que atende os vales dos Sinos, Caí e Paranhana. E antes disso nós já registrávamos em planilhas a quantidade de atendimentos realizados e os números também eram bem elevados”, explica.

Sobre a liderança a nível estadual, o diretor de Orçamento e Finanças, Rodrigo Petry, complementa que um dos diferenciais para a conquista está na quantidade de serviços prestados aos empreendedores de Taquara, em especial, aos microempreendedores individuais (MEIs). “Nós auxiliamos na criação de um MEI, na emissão de alvarás de localização, liberação de viabilidade de novas empresas, com fiscalizações presenciais quando necessário, e colaboração com os setores de Vigilância Sanitária e de Meio Ambiente. E em breve lançaremos mais serviços como o co-working, auxílio orientativo jurídico e incentivos para que MEIs possam participar de licitações públicas e compras”, salienta.

Qualificação nos atendimentos

Nos seis primeiros meses de 2022, a Sala do Empreendedor atendeu mais de 4 mil empreendedores e contadores, emitindo 308 alvarás de localização, 664 estudos de viabilização para a instalação de empresas, abrindo 96 MEIs, e garantindo a diminuição no tempo de análise e liberação de alvarás sanitários e licenças ambientais. “Em muitos casos, conseguimos ajudar para que uma empresa seja liberada para atuar em 24 horas”, ressalta Petry.

Os atendimentos na Sala do Empreendedor são gratuitos, feitos por uma equipe de sete colaboradores. Além das consultas presenciais, os proprietários também podem solicitar por serviços pelo WhatsApp. “Quem atende neste espaço é uma equipe muito profissional, que atua em conjunto para prestar a melhor assistência para quem tem seu empreendimento no Município, fazendo com que o desenvolvimento da nossa economia seja cada vez melhor”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Uma das empreendedoras recentemente atendidas foi Aline Valentini Carara, proprietária de um lar de longa permanência para idosos. Ela ainda não conhecia a Sala do Empreendedor, e destacou a qualidade do serviço prestado. “Vim até aqui para protocolar a renovação do alvará sanitário. Foi um atendimento excelente, com profissionais muito atenciosos, que me esclareceram diversas dúvidas. Vou recomendar para que os demais proprietários de estabelecimentos venham até aqui”, frisa.

Geração de empregos

Por atender aqueles que possuem algum tipo de negócio em Taquara, a Sala do Empreendedor também auxiliou na geração de novos empregos no Município. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, foram 789 novos postos de trabalho criados de janeiro até junho em Taquara, sendo o maior saldo positivo entre as cidades da região do Vale do Paranhana. “Isso também é o reflexo de atendermos com qualidade os novos empreendedores do Município. Buscamos acolher cada um que nos procura da melhor forma, através de variados incentivos”, complementa Alex, apontando que a Sala do Empreendedor tem uma equipe de múltiplos setores, voltada para resolver as demandas de quem tem um negócio na cidade.

Local de atendimento

A Sala do Empreendedor de Taquara  está localizada no segundo andar do Centro Administrativo Municipal, na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro, junto ao prédio da CICS. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h30. Nas sextas-feiras, funciona das 7h30 às 13h30.

Pelo WhatsApp, os números para contato são: (51) 99333-5902, para o atendimento de MEIs; (51) 3541-9212, com o Setor de Alvarás; e (51) 98924-9699, voltado ao Setor de Alvará Sanitário.

Secretaria de Administração, Orçamento e Des. Econômico