Secretaria de Administração, Orçamento e Des. Econômico

Pagamento do IPTU de Taquara deve ser feito até esta sexta-feira

07/02/2023

Créditos: Igor dos Santos/Prefeitura de Taquara

Data é a do vencimento da cota única ou da primeira parcela do imposto

Moradores de Taquara que ainda não contribuíram com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) têm até esta sexta-feira (10) para realizar o pagamento da cota única, à vista, ou da primeira parcela da contribuição, que pode ser dividida em até 11 vezes. Em 2023, o Município disponibilizou quatro diferentes formas da população solicitar as guias de pagamento da contribuição, garantindo mais praticidade para todos.

“A equipe de Tributação está empenhada em atender a todos os contribuintes da forma mais rápida possível, para que todos consigam evitar atrasos no pagamento. O IPTU é a contribuição mais importante para o nosso Município, pois é através dos recursos dele que podemos investir em pontos essenciais como obras, educação e saúde, bem como facilita para a manutenção dos espaços públicos”, aponta a prefeita Sirlei Silveira.

Como pedir o carnê do IPTU

É possível solicitar pelos carnês do imposto sem sair de casa, através do e-mail iptu@taquara.rs.gov.br, pelo WhatsApp (51) 99447-5067 e pelo site da Prefeitura de Taquara (www.taquara.rs.gov.br), e clicar na opção IPTU 2023. Para fazer o pedido, é necessário enviar o nome e o CPF do proprietário, ou o número da inscrição municipal, além do endereço do imóvel.

Presencialmente, a guia pode ser retirada no Setor de Tributação, junto ao Centro Administrativo Municipal, na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro, no prédio da CICS. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Formas de pagamento

Também é possível pagar o IPTU de forma prática, via Pix, em qualquer instituição financeira, através do QR-Code impresso na guia de pagamento. O imposto também pode ser quitado no Centro Administrativo Municipal, ou em agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banrisul.

Quem quitar a contribuição à vista recebe desconto de 15% sobre o valor do imposto. Para os contribuintes que desejam parcelar, a contribuição pode ser dividida em até 11 parcelas, sendo o valor mínimo da prestação de R$ 65,58, com o vencimento no dia 10 de cada mês até dezembro.

Secretaria de Administração, Orçamento e Des. Econômico