Secretaria de Educação, Cultura e Esporte

Capacitação promove conhecimento e integração para profissionais da Educação Inclusiva em Taquara

05/04/2024

Créditos: Magda Rabie

O Centro Especializado em Aprendizagem e Pesquisa (CEAP) sediou na manhã dessa sexta-feira (5), uma capacitação voltada para aproximadamente 25 professores e equipes dos três eixos de inclusão do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Taquara.

"A iniciativa visa não apenas a capacitação técnica, mas também a sensibilização e o fortalecimento do compromisso com a inclusão educacional em Taquara. Ao promover a troca de conhecimento e experiências, o evento contribui para a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e acolhedora para todos os alunos", observa a prefeita Sirlei Silveira.

Com foco em aprimorar o atendimento educacional especializado, o evento reuniu profissionais dos segmentos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Centro Especializado em Aprendizagem e Pesquisa (CEAP) e da Escola Municipal de Educação Especial Lucas Sauer, fortalecendo os laços de colaboração e conhecimento entre os educadores.

Psicóloga do Programa Te Acolhe mediou o encontro

Destacando-se como palestrante, a psicóloga Adriana Trindade Machado, coordenadora do Centro Regional de Referência em Autismo do Programa Te Acolhe, do Governo do Estado do RS, compartilhou sua expertise e experiência, enriquecendo o debate e oferecendo insights valiosos aos participantes.

As temáticas abordadas foram diversificadas incluindo "A Atenção ao Aluno com TEA: mitos e cotidiano escolar", "Conhecendo o Transtorno do Espectro Autista: Diagnóstico e intervenção", "O papel da escola" e "Construindo Possibilidades no trabalho Intersetorial".

"Levamos educação permanente sobre o autismo para que pessoas da educação, da saúde e da assistência tenham uma compreensão melhor de como podemos trabalhar, de quais são os direitos da pessoa com TEA e da sua família, pensando em intervenções. Além desta capacitação pontual, mensalmente estamos em Taquara, fazemos discussões de caso, com reuniões, tomadas de decisões que precisam do nosso olhar técnico", menciona Adriana.

Secretaria de Educação, Cultura e Esporte