Mutirão de colonoscopia iniciou no sábado em Taquara

Créditos: Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Taquara, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (6), o primeiro de uma série de oito mutirões de colonoscopia programados. Foram investidos R$ 120 mil para a realização desses mutirões, como parte de um esforço para reduzir a fila de espera de pacientes necessitados desse exame.

O evento teve lugar no Hospital Bom Jesus e contou com a participação de 15 pessoas. O próximo atendimento está agendado para o sábado, 20 de abril, e a partir dessa data, os mutirões serão realizados semanalmente. Ao todo, serão feitos 120 exames.

"Este mutirão de colonoscopia é um passo significativo para a saúde da nossa comunidade. Estamos comprometidos em oferecer acesso rápido e eficaz aos exames que podem salvar vidas.", relatou a prefeita Sirlei Silveira.

Importância do exame

Segundo a secretária de Saúde de Taquara, Loreni Spirlandelli, a colonoscopia é um dos exames mais importantes do sistema de saúde. “O exame desempenha um papel crucial no diagnóstico precoce do câncer colorretal, além de ter uma função preventiva significativa, através da remoção de pólipos, que são lesões pré-malignas, reduzindo assim o risco de desenvolvimento da doença. O câncer colorretal é uma das principais causas de morte em todo o mundo”, reforça a secretária.