Secretaria de Educação, Cultura e Esporte

Sucesso marca o primeiro dia do 3º Taquara Campo

Créditos: Cristiano Vargas

O Parque Anibaldo Renck, sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, tornou-se palco de comemoração e tradição nesta sexta-feira (19), com o início do 3° Taquara Campo. O evento, que se estende até o dia 21 de abril, marca as festividades comemorativas aos 138 anos de fundação do Município. A abertura oficial foi promovida com a presença da prefeita Sirlei Silveira e de autoridades locais.

"O Taquara Campo é um momento de celebração e valorização das nossas tradições, além de ser uma oportunidade ímpar para fortalecer os laços comunitários e promover o desenvolvimento cultural e econômico de Taquara"., destaca a prefeita.

A solenidade contou com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Adalberto Lemos; da assessora parlamentar do deputado Joel Wilhelms, Simone Amaral; diretor da Faccat, Delmar Backes; gerente do Banrisul, Renan Constante, secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Amaral; secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Gilson Redin; gerente do Sesc/Taquara, Fabiane Luiz Oliveira.

Também participaram o patrão do CTG O Fogão Gaúcho, Auro Sander; chefe do escritório da Emater, Carine Gross de Barros; presidente do Sindicato Rural do Vale do Paranhana, Gima Gomes. presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, João Carlos de Brito e as soberanas rainha Harley Sparremberger e as princesas Thaís de Almeida e Vitória Braun.

Programação para toda família

Com uma programação diversificada e repleta de atrações para todas as idades, o Taquara Campo reúne a comunidade em torno das raízes gaúchas, da cultura local e do espírito de confraternização. Agricultura familiar, artesanato, exposição de animais, música e dança são apenas algumas das atividades que compõem o evento que a cada ano se consolida como um dos eventos mais importantes da região.

No primeiro dia de festa, a comunidade pode prestigiar o baile da terceira idade, embalado pela música da Banda Leizer, Brunno Pedrozo, Brilha Som e Os Atuais. No sábado, dia 20, a programação segue com apresentações de 80 Bit’s, JJSV e Banda Estação Fandangueira, culminando no domingo, dia 21, com os Jogos Rurais pela manhã e shows das bandas Feeling, The Walkers, Ruan Victor e Os Bertussi à noite.

Além disso, durante todo o evento, os visitantes terão a oportunidade de conferir as atrações do 38° Festão Campeiro, do 8º Rodeio Artístico e Cultural e do 2º ExpoTaquara, que contam com a presença da agricultura familiar e dos artesãos locais. Para os mais jovens, há ainda brinquedos infláveis e uma diversificada praça de alimentação.

O 3° Taquara Campo é uma realização conjunta da Prefeitura de Taquara, do Sesc-Taquara e do CTG O Fogão Gaúcho, demonstrando o compromisso das instituições em proporcionar momentos de integração, diversão e cultura para toda a comunidade. O evento tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, Sindicato Rural do Vale do Paranhana e Emater, e conta com o patrocínio do Banrisul e da Corsan.

Exposição de animais - Quem visitar o Taquara Campo poderá conferir uma amostra de animais de pequeno e médio porte selecionada especialmente para o evento, que tem entrada gratuita. O evento conta com um pavilhão para os pequenos animais, como coelhos e hamsters das mais diversas raças, e também para os de médio porte, como ovelhas e cabras leiteiras. Devido à prevenção à gripe aviária, não haverá exposição de aves de nenhum tipo.

3ª ExpoTaquara - Agricultura familiar, Artesanato, comércio e diversos serviços tem espaço exclusivo dentro do Taquara Campo. A programação da ExpoTaquara será das 10h às 22h. Entre as delícias que poderão ser encontradas estão bolinho de batata, pães, cucas, bolachas, compotas, rapaduras, sucos naturais, entre outros alimentos produzidos por agricultores do Município. A Casa do Artesão e a Associação Mãos que Criam estarão presentes.

Jogos Rurais - Brincadeiras que resgatam a cultura do interior farão a alegria dos participantes, na manhã do domingo (21), das 9h às 12h. Além de novas brincadeiras, haverá pontuação para a melhor torcida e para quem trazer o maior pão em altura e comprimento e a maior linguiça em comprimento. Serão até 15 equipes disputando os desafios, cada uma com no mínimo três e no máximo dez integrantes. A inscrição será um quilo de alimento não perecível por atleta, que será doado para uma instituição do Município. Haverá premiação para as equipes que mais pontuarem e medalhas para todos os participantes.

38° Festão Campeiro e 8º Rodeio Artístico e Cultural - Organizado pelo CTG O Fogão Gaúcho, o 38° Festão Campeiro e o 8° Rodeio Artístico e Cultural integram a programação do Taquara Campo. Serão três dias de competições campeiras e artísticas com participantes de municípios do litoral, capital e serra, visando o resgate da cultura e da tradição gaúcha.

Secretaria de Educação, Cultura e Esporte