Educação, Cultura e Esporte

1º Encontro Regional de Museus e Bibliotecas Públicas contou com representação de Taquara

30/04/2024

Créditos: Divulgação

O 1º Encontro Regional de Museus e Bibliotecas Públicas do Vale do Sinos, Serra e Vale do Paranhana promovido, na segunda-feira (29), pela Prefeitura de Sapiranga, foi um marco significativo para o intercâmbio cultural e o fortalecimento do setor. O diretor de Cultura de Taquara, Rafael Tourinho, foi um dos expositores, apresentando os avanços do processo de restauro da Casa Vidal, futura sede do Museu e do Arquivo Histórico de Taquara.

"Encontros como este são uma ótima oportunidade para trocar ideias e estreitar laços com colegas. Nós aprendemos com os exemplos dos outros, nos inspiramos para realizar novas ações no Município, mas, acima de tudo, percebemos que os desafios da área são semelhantes em qualquer lugar do Rio Grande do Sul. Isso mostra como é importante estarmos unidos para pensar soluções estratégicas para os museus e as bibliotecas públicas", destacou Tourinho.

O encontro também contou com a participação da biblioteconomista da Biblioteca Pública Municipal Rodolfo Dietschi, Marianna Cunha; da estagiária da biblioteca, Agnes Severo e da  estagiária do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, Franciele Oliveira.

O evento foi organizado pela AREMUS (Associação Regional de Museus), em colaboração com o Conselho Regional de Biblioteconomia e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), atraindo representantes de diversas cidades, inclusive de outras regiões do Estado.

Participações especiais

Durante a programação, que contou com palestras e oficinas, foram abordados temas como patrimônio material e imaterial, conservação preventiva de acervos, contação de histórias e ações inovadoras em bibliotecas.

O evento contou com a participação especial de Ana Maria de Souza, diretora da Biblioteca Pública do Estado do RS, e de Paty Affonso, Chefe de Divisão do Escritório do Ministério da Cultura do RS, enriquecendo ainda mais as discussões e proporcionando insights valiosos para o desenvolvimento do setor.

Educação, Cultura e Esporte