Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania

Passa de 120 o número de desabrigados em Taquara em razão do temporal

01/05/2024

Créditos: Cris Vargas

A noite de terça-feira (30) e madrugada desta quarta-feira (1º) foi de intenso trabalho de socorro aos moradores de Taquara atingidos pela enchente dos rios do Sinos, no Bairro Empresa, e Paranhana, no Bairro Santa Maria. Até o início da manhã de hoje, já passava de 120 o número de pessoas em abrigos do Município.

Na terça, conforme o Observatório Heller & Jung, choveu mais de 100 milímetros em Taquara. Os bairros mais atingidos são Santa Maria, Empresa (Loteamento Olaria) e Eldorado. No interior, há registros de danos em pontes em Açoita Cavalo, Padilha e Rio da Ilha. Em diversos distritos, o nível de arroios e rios transbordou, o que está impedindo o trânsito de veículos.

“Pedimos a compreensão de todos aqueles que não moram em áreas de risco para que não saiam de suas residências nesta quarta. Há quedas de barreiras, riscos de deslizamentos e transbordamentos de rios. Estamos com diversas equipes das secretarias municipais trabalhando para atender as vítimas deste temporal que castiga Taquara”, reforçou a prefeita Sirlei Silveira

Dois abrigos montados

Ainda durante o dia de terça, dois abrigos foram preparados para receber os moradores atingidos com águas em suas residências. Um deles fica na Sede Campestre do Fogão Gaúcho, às margens da RS-115, e até as 8h30 tinha 36 pessoas (12 famílias). Outro, concentra o maior número de atingidos: são 93 pessoas (33 famílias).

Agora pela manhã, o ginásio Colégio Theóphilo Sauer está sendo preparado para receber os atingidos caso os outros abrigos lotem. Todos os desabrigados recebem três alimentações completas e lanches durante o dia, além de atendimentos de profissionais das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania.

Em caso de urgência

Risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e transtornos no fluxo viário podem ser informados ao Corpo de Bombeiros pelo 3542-1110, SAMU 192 ou Defesa Civil de Taquara 99303-8172. O número da Brigada Militar 190 está com problemas técnicos, os contatos disponíveis no momento são (51) 3541-5690 e 98595-5679.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania