Aulas estão suspensas na próxima quinta-feira (2) em Taquara

01/05/2024

Em razão das fortes chuvas que trouxeram diversos danos às vias do Município, especialmente as estradas do interior, a Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, decidiu por suspender as aulas da rede pública municipal nesta próxima quinta-feira (2). Futuramente, a Administração Municipal irá avaliar, junto ao Conselho Municipal de Educação, a compensação deste dia de ensino.

No interior, há danos em estradas em praticamente todos os distritos, com trânsito interrompido sobre algumas pontes, como em Padilha, Rio da Ilha e Pega Fogo. “Pedimos que, quem puder, também fique em suas residências hoje, a fim de garantir sua segurança e a de quem estiver o acompanhando”, salientou a prefeita Sirlei Silveira.

Três abrigos em operação

O Município contabiliza 129 desabrigados até o final da manhã desta quarta-feira (1º), mas o número de pessoas desalojadas em casas de familiares é muito maior. Três abrigos já estão em operação. Um deles fica na Sede Campestre do Fogão Gaúcho, às margens da RS-115, o outro no ginásio de esportes da Escola Willybaldo Samrsla (Ciep), no Bairro Empresa, e mais um no ginásio de esportes do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, no Centro.

Doações são necessárias

A Prefeitura de Taquara solicita à comunidade doações principalmente de alimentos e itens de cama e banho para os moradores desabrigados em razão do temporal que atinge o Município desde a noite de segunda-feira (30). Os itens devem ser entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania (Rua Guilherme Lahm, 947, Centro), onde uma equipe faz a triagem.

A comunidade também pode doar colchões, cobertores, toalhas, água mineral, kits de limpeza  (sabão em pó, sabão líquido, detergente, amaciante, álcool e pano de prato) e de higiene (sabão glicerinado, sabonete em barra ou líquido, pasta de dente, escova de dente, shampoo), além de alimentos variados, inclusive proteínas.