Mais de mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas em Taquara

01/05/2024

O temporal que cai desde terça-feira (30) em Taquara já deixou mais de mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. Nesta quarta-feira (1º), abrigos recebem aqueles que ficaram sem ter para onde ir em razão de as águas dos rios do Sinos e Paranhana terem invadido seus imóveis.

A maioria dos desabrigados estão no ginásio de esportes da Escola Willybaldo Samrsla (Ciep), no Bairro Empresa. Mas também há moradores na Sede Campestre do Fogão Gaúcho, às margens da RS-115. O ginásio de esportes do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, no Centro, foi preparado para ser utilizado em caso de necessidade.

Em razão dos estragos em estradas e pontes, a Prefeitura de Taquara suspendeu as aulas na quinta-feira (2). No interior, há danos em estradas em praticamente todos os distritos, com trânsito interrompido sobre algumas pontes, como em Padilha, Rio da Ilha e Pega Fogo.

Necessidade de doações

A comunidade também pode doar colchões, cobertores, toalhas, água mineral, kits de limpeza  (sabão em pó, sabão líquido, detergente, amaciante, álcool e pano de prato) e de higiene (sabão glicerinado, sabonete em barra ou líquido, pasta de dente, escova de dente, shampoo), além de alimentos variados, inclusive proteínas, e fralda infantil. Os itens devem ser entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania (Rua Guilherme Lahm, 947, Centro), onde uma equipe faz a triagem.

Também é possível doar via pix, através da chave 51996654645, em nome de Rotary Club de Taquara, que fará a compra dos materiais necessários para os atingidos.