Prefeitura de Taquara solicita a moradores do Santa Maria e Olaria deixarem suas casas

02/05/2024

A Prefeitura de Taquara emitiu um alerta na manhã desta quinta-feira (2) para que os moradores do Bairro Santa Maria e Loteamento Olaria deixarem suas residências imediatamente. A preocupação é relacionada ao nível dos rios do Sinos e Paranhana, que subiu muito na madrugada de hoje e trouxe estragos aos municípios vizinhos.

Quem precisar de acolhimento pode buscar abrigo na Sede Campestre do Fogão Gaúcho, às margens da RS-115, ou no ginásio de esportes da Escola Willybaldo Samrsla (Ciep), no Bairro Empresa. O ginásio de esportes do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, no Centro, foi preparado para ser utilizado em caso de necessidade.

Em razão dos estragos em estradas e pontes, a Prefeitura de Taquara suspendeu as aulas na quinta-feira (2). No interior, há danos em estradas em praticamente todos os distritos, com trânsito interrompido sobre algumas pontes, como em Padilha, Rio da Ilha e Pega Fogo.

Quem precisar de socorro de barco deve enviar mensagem pelo WhatsApp 51 3542-2268 para os Bombeiros. Outros contatos para ajuda: SAMU 192 ou Defesa Civil de Taquara 99303-8172. O número da Brigada Militar 190 está com problemas técnicos, os contatos disponíveis no momento são (51) 3541-5690 e 98595-5679.

Necessidade de doações

A comunidade também pode doar colchões, cobertores, toalhas, água mineral, kits de limpeza  (sabão em pó, sabão líquido, detergente, amaciante, álcool e pano de prato) e de higiene (sabão glicerinado, sabonete em barra ou líquido, pasta de dente, escova de dente, shampoo), além de alimentos variados, inclusive proteínas, e fralda infantil. Os itens devem ser entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania (Rua Guilherme Lahm, 947, Centro), onde uma equipe faz a triagem.

Também é possível doar via pix, através da chave 51996654645, em nome de Rotary Club de Taquara, que fará a compra dos materiais necessários para os atingidos.