Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal

Taquara ainda tem 346 pessoas em abrigos do Município; desalojados são 4,2 mil

03/05/2024

Créditos: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

O número de pessoas que tiveram que sair de suas casas e procuraram um dos três abrigos organizados da Prefeitura de Taquara chega a 346 em Taquara. O dado foi informado pela Defesa Civil na manhã desta sexta-feira (3).

Em todo o Município, são mais 4,2 mil desalojados que saíram de suas casas e procuraram auxílio em residências de familiares e amigos. As águas de rios e arroios atingiram 1.144 imóveis na zona urbana. “É a maior enchente da história de Taquara, e já é o nono evento climático que enfrentamos em nosso governo. Criamos, nesta gestão, o Grupo de Ação Emergencial, que atua sempre nestes momentos que ameaçam a vida e segurança dos nossos moradores”, explica a prefeita Sirlei Silveira, que coordena o grupo.

Duas mortes confirmadas

Prefeitura de Taquara confirmou, no final da tarde de quinta-feira (20), dois óbitos em razão de deslizamento de terra no Distrito de Padilha. Trata-se de um casal de dois idosos que viviam no imóvel que foi arrastado pela movimentação de solo.

Pedidos de socorro

Quem precisar de socorro de barco deve enviar mensagem pelo WhatsApp 51 3542-2268 para os Bombeiros. Outros contatos para ajuda: SAMU 192 ou Defesa Civil de Taquara 99303-8172. O número da Brigada Militar 190 está com problemas técnicos, os contatos disponíveis no momento são (51) 3541-5690 e 98595-5679.

Rodovias bloqueadas

A ponte da RS-239, entre Taquara e Parobé, segue bloqueada. Há dois bloqueios na RS-020, um próximo ao IACS e outro entre os quilômetros 53 e 58, próximo à Polícia Rodoviária Estadual.

Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal