Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal

Ponte sobre o Rio Paranhana entre Taquara e Parobé é liberada para trânsito

03/05/2024

Créditos: Defesa Civil/Prefeitura de Taquara

A ponte sobre o Rio Paranhana, entre Taquara e Parobé, na RS-239, foi liberada por volta das 9h30 desta sexta-feira (3). O trecho estava interrompido desde o final da manhã de quinta-feira (2) por medida de segurança.

Na manhã desta sexta-feira, técnicos da Empresa Gaúcha de Rodovias fizeram uma avaliação da estrutura, verificando que não havia danos nas cabeceiras da ponte, uma das principais ligações entre o Vale do Sinos, Serra e Litoral. O nível do Rio Paranhana baixou durante a noite e madrugada passadas, permitindo que muitas residências pudessem ser acessadas.

No Município, no início da manhã, havia mais de 4,5 mil desabrigados e desalojados. Foram confirmadas duas mortes por deslizamento de terra no Distrito de Padilha. Taquara registra muitos danos em infraestrutura, como pontes destruídas e estradas com bloqueios.

Necessidade de doações

A comunidade também pode doar colchões, cobertores, toalhas, água mineral, kits de limpeza (sabão em pó, sabão líquido, detergente, amaciante, álcool e pano de prato) e de higiene (sabão glicerinado, sabonete em barra ou líquido, pasta de dente, escova de dente, shampoo), além de alimentos variados, inclusive proteínas, e fralda infantil. Os itens devem ser entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania (Rua Guilherme Lahm, 947, Centro), onde uma equipe faz a triagem.

Também é possível doar via pix, através da chave 51996654645, em nome de Rotary Club de Taquara, que fará a compra dos materiais necessários para os atingidos.

Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal