Equipes de saúde atendem a comunidade que está abrigada em Taquara

03/05/2024

Créditos: Magda Rabie

Mesmo diante das adversidades provocadas pelo recente temporal em Taquara, a resposta das autoridades municipais garante que os serviços de saúde essenciais permaneçam acessíveis para a comunidade. Com várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) afetadas pelas enchentes, e diversas, principalmente as do interior, todas com atendimentos suspensos, os esforços estão concentrados em assegurar o atendimento médico necessário para todos.

Equipes de saúde, compostas por médicos, enfermeiros e agentes de saúde, estão em operação nos três abrigos organizados para acolher a comunidade afetada pelas enchentes. Um deles fica na Associação dos Motoristas, às margens da RS-115, o outro no ginásio de esportes da Escola Willybaldo Samrsla (Ciep), no Bairro Empresa, e mais um no ginásio de esportes do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, no Centro.

“Estamos comprometidos em garantir que todos os residentes de Taquara tenham acesso aos cuidados de saúde que precisam durante esse período desafiador. Continuaremos monitorando a situação de perto e fornecendo atualizações regulares à comunidade”., afirma a prefeita Sirlei Silveira.

UBSs em funcionamento

Atualmente, as seguintes UBSs estão operacionais até as 17h para atendimentos: UBS Empresa, UBS Santa Terezinha, UBS Mundo Novo e UBS Piazito. Para casos urgentes, o Posto 24 horas está disponível, enquanto casos mais graves devem ser encaminhados para o Hospital Bom Jesus.

Devido aos danos causados pelas inundações, a UBS do bairro Santa Maria está temporariamente indisponível. No entanto, a Associação dos Motoristas está abrigando a Unidade Móvel de Saúde para garantir que a assistência médica continue acessível para aqueles que necessitam.

É importante observar que os atendimentos nas UBSs da zona rural do Município e na UBS Santa Maria estão suspensos temporariamente. Todos os cidadãos abrigados estão recebendo atendimento de saúde, e aqueles que desejarem podem receber vacinação contra a gripe.