Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal

Prefeitura de Taquara decreta situação de emergência em virtude do temporal

03/05/2024

Créditos: Paul Silva

Foi decretada situação de emergência no Município de Taquara em resposta aos impactos do recente temporal. As chuvas intensas dos últimos dias resultaram no aumento do nível dos Rios Paranhana e Sinos, além do transbordamento de diversos arroios e cursos hídricos locais, causando inundações em várias regiões.

"Neste momento desafiador, nossa prioridade é garantir a segurança e o bem-estar dos moradores de Taquara. Estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para prestar assistência e apoio às famílias impactadas por essa tragédia. A solidariedade e a união de todos os cidadãos serão fundamentais para superarmos juntos esse momento difícil", afirmou a Prefeita.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, a Prefeitura chegou a avaliar a mudança para calamidade pública, mas, durante as ações, confirmou-se o decreto. “A medida foi necessária para mobilizar todos os recursos disponíveis a fim de minimizar os efeitos do fenômeno e prestar assistência e socorro às pessoas afetadas. Isso inclui a instalação de abrigos e remoções emergenciais para garantir a segurança da população”, observa Matheus.

Como resultado deste desastre, foram registrados diversos danos materiais, além de prejuízos econômicos e sociais significativos. Até o momento, os dados indicam: 346 desabrigados, 4.200 desalojados, dois óbitos, sete infraestruturas públicas danificadas, 1144 unidades habitacionais atingidas diretamente, totalizando aproximadamente 11.364 pessoas afetadas diretamente pelo desastre.

Doações
Quem quiser ajudar, a Prefeitura de Taquara solicita a doação de alimentos variados, inclusive proteínas,  água mineral, itens de cama e banho (colchões, cobertores, toalhas), produtos de higiene (sabão glicerinado, sabonete em barra ou líquido, pasta de dente, escova de dente, shampoo) e limpeza (sabão em pó, sabão líquido, detergente, amaciante, álcool e pano de prato). Os itens devem ser entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania (Rua Guilherme Lahm, 947, Centro), onde uma equipe faz a triagem. Também é possível doar via pix, através da chave 51996654645, em nome de Rotary Club de Taquara, que fará a compra dos materiais necessários para os atingidos.

Contatos de emergência
Diante deste cenário crítico, as autoridades locais estão mobilizadas para prestar assistência à população afetada e garantir a segurança de todos. Em caso de emergência, incluindo riscos de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, entre outros, os cidadãos podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 3542-1110, SAMU pelo 192, Defesa Civil de Taquara pelo número 99303-8172 ou com a Brigada Militar pelos números (51) 3541-5690 e 98595-5679.

Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal