Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal

FGTS ainda não está liberado para as cidades afetadas pela enchente de maio

09/05/2024

Créditos: Paul Silva

Em decorrência da recente enchente que assolou a região, muitas pessoas estão buscando informações sobre a possibilidade de sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como forma de auxílio. Porém, é importante esclarecer que, até o momento, nenhuma cidade, incluindo Taquara, está habilitada para o saque do FGTS referente a essa calamidade específica que afetou o Rio Grande do Sul.

A informação foi passada, na quarta-feira (9), ao secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, em reunião com representantes da Caixa Econômica Federal. “Ao acessar o site da Caixa, é possível encontrar diversas cidades listadas como habilitadas para o saque do FGTS, no entanto, essas autorizações estão relacionadas a eventos anteriores e não ao desastre recente. Todas as cidades afetadas estão trabalhando para agilizar o processo de liberação do FGTS para os trabalhadores atingidos”, destaca Matheus.

Prefeitura busca recursos para sanar os prejuízos

A Prefeitura de Taquara está empenhada em buscar recursos para ajudar a população afetada pela enchente. Já foi solicitado ao Governo Federal um empenho no valor estimado de R$ 1,6 milhão, dos quais R$ 817 mil serão destinados à aquisição de alimentos, colchões e kits de higiene e limpeza, enquanto os outros R$ 817 mil serão utilizados na reconstrução da ponte na comunidade de Padilha, danificada durante as últimas intempéries.

É importante destacar que esse recurso, da ponte em específico, foi aprovado antes do desastre atual, porém, a situação emergencial reforça a necessidade de agilizar sua aplicação para restaurar a infraestrutura da cidade e normalizar os serviços o quanto antes.

"Em tempos de desafios, a liderança se revela não apenas na capacidade de tomar decisões, mas na dedicação em buscar soluções que aliviem o sofrimento dos que mais precisam. Neste momento não estamos atuando somente como governantes, mas como uma voz de esperança e ação para enfrentarmos juntos esse momento.", menciona a prefeita Sirlei Silveira.

Município declara estado de calamidade pública

Após a enchente que atingiu o município de Taquara no mês de maio, as autoridades locais anunciaram a declaração de estado de calamidade pública nas áreas afetadas. De acordo com os últimos dados divulgados, foram confirmados dois óbitos em decorrência da enchente, 439 pessoas foram acolhidas em seis abrigos emergenciais e 8.800 indivíduos ficaram desalojados.

A infraestrutura do município também foi severamente afetada, com oito estruturas públicas danificadas devido aos deslizamentos de terra, que dificultam o acesso a diversas áreas do interior municipal. Três infraestruturas públicas foram completamente destruídas, agravando ainda mais a situação de emergência.

Foram registrados 14 pontos de deslizamentos e 2.841 unidades habitacionais diretamente atingidas pela catástrofe. Em virtude da magnitude do desastre, as autoridades municipais foram obrigadas a cancelar as aulas na rede de ensino municipal e suspender outros serviços essenciais, afetando diretamente cerca de 15.988 pessoas.

Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal