Secretaria de Educação, Cultura e Esporte

Taquara empossa representantes da Prefeitura Mirim

29/03/2023

Créditos: Camille Lindenmeyer/Prefeitura de Taquara

Mandato dos representantes será de dois anos

Foi realizada nesta terça-feira (28) a posse dos representantes da Prefeitura Mirim de Taquara. Em cerimônias realizadas no gabinete da prefeita Sirlei Silveira, e na Câmara de Vereadores, assumiram os cargos a nova prefeita, vice-prefeito, secretários e vereadores mirins, que atuarão em projetos do Município ao longo de seu mandato, que será por dois anos.

“Tivemos uma cerimônia muito emocionante, na qual foram empossados os novos representantes da Prefeitura Mirim. Essa iniciativa está presente no Município há décadas, e é uma ação muito saudável para que as crianças e adolescentes entendam como funciona o trabalho na administração pública, e que tenham conhecimento sobre a política e a democracia. É uma importante porta de entrada para que ocupem cargos públicos futuramente”, celebra a prefeita Sirlei durante o evento.

Processo eleitoral

A eleição da Prefeitura Mirim foi realizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte em novembro de 2022, com a participação de nove candidatos a vereador e de seis chapas para os cargos de prefeito e vice. “Os candidatos foram alunos matriculados em escolas da cidade, que estudam entre o terceiro e o nono ano do Ensino Fundamental. Foi uma eleição muito importante, por ter sido um processo de votação eletrônica, e com o anúncio dos vencedores em um evento na Faccat, dando lisura ao processo eleitoral”, explica a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira.

A prefeita mirim empossada é Milena Gabriele da Silva, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Leichtveis, do distrito de Fazenda Fialho. Ela espera que em seu mandato consiga pôr em prática seus projetos de melhoria, em especial, voltado às escolas do interior e da área urbana do Município. “Agradeço a cada voto recebido. Espero que com este mandato possamos fazer significativas mudanças para a comunidade. Tenho certeza de que terei muito aprendizado por aqui”, frisa.

O vice-prefeito mirim é o estudante Kaiky Fernandes das Neves, que na época da eleição, estudava também na Escola Emílio Leichtveis, e hoje é aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Marx, do Bairro Jardim do Prado. Ele também espera fazer um bom trabalho, atendendo o maior número possível de pessoas. “Agradeço muito a este projeto, que leva a política para as crianças e adolescentes da nossa cidade. Estou à disposição para atender e fazer o melhor para todos”, ressalta.

Secretários e vereadores

Também foi realizada a posse dos novos vereadores e secretários mirins. Entre as atribuições dos vereadores mirins, eles deverão atuar junto com os representantes da Prefeitura Mirim nos projetos do Município, e participar de uma sessão na Câmara de Vereadores, em que seus pedidos poderão se tornar projetos de lei. Já as atribuições dos secretários mirins, será propor projetos ligados às suas áreas de atuação, sendo que cada um deles ocupou uma pasta existente na atual estrutura administrativa municipal.

Lista de empossados na Prefeitura Mirim, gestão 2023/2024

Prefeita mirim: Milena Gabriele da Silva – Emef Emílio Leichtveis;

Vice-prefeito mirim: Kaiky Fernandes das Neves – Eeem Felipe Marx.

Secretário mirim de Administração: Pedro Muller Schnorr – Emef João Martins Nunes;

Secretário mirim de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural: Artur Altenhofen – Escola Cívico-Militar;

Secretária mirim de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo: Manuela Borges dos Santos – Emef Calisto Eolálio Letti;

Secretária mirim de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania: Ana Júlia da Silva Fillmann – Emef João Martins Nunes;

Secretária mirim de Educação, Cultura e Esporte: Maria Eduarda Licks – Colégio Municipal Theóphilo Sauer;

Secretária mirim de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal: Ana Vitória Endres – Escola Cívico-Militar;

Secretária mirim de Obras e Serviços: Laura Vargas de Oliveira – Emef Emílio Leichtveis;

Secretária mirim de Orçamento e Finanças: Fabíola Bühler – Centro Sinodal Dorothea Schäfke;

Secretária mirim de Planejamento, Habitação, Segurança, Mobilidade e Trânsito: Yasmin Valentine Custódio – Emef Calisto Eolálio Letti;

Secretária mirim de Saúde: Carolini Cardoso – Emef Alípio Alfredo Sperb;

Secretária mirim de Captação de Recursos: Luiza Dias Flocke – Centro Sinodal Dorothea Schäfke;

Vereadores mirins, gestão 2023/2024

Presidente: Mateus Bueno Valladas – Emef Júlio Maurer