Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania

29/05/2023

Créditos: Magda Rabie

Aulas serão ministradas pelo Senac a 96 crianças e adolescentes

Iniciou na semana passada, o Programa Mídia Jovem, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, em parceria com o Senac, unidade de Taquara. Através do Programa crianças e adolescentes, entre 11 e 17 anos, participarão de oficinas sobre o uso adequado dos meios de comunicação, além de desenvolver a capacidade crítica a respeito das informações que recebem.

À frente do Programa, junto ao Senac, estão a líder comercial, Karina Meneghetti e a responsável pelo Soluções Corporativas, Karen Winkler. “A nossa parceria com o Município é custeada pelo período de um ano, em que vamos rodar oito turmas, cada uma por três meses, com as aulas realizadas nas segundas e quartas-feiras, pela manhã, e, nas terças e quintas-feiras, à tarde. Todos os jovens, mesmo divididos em duas turmas pela questão da idade, terão a mesma abordagem didática e os mesmos conteúdos. Cada turma terá três meses de programa e esta primeira, segue até agosto”, explica Karen.

Inscrições abertas

Interessados em participar das próximas turmas do Programa Mídia Jovem podem se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social - Cras (Rua Guilherme Lahm , nº 947, Bairro Petrópolis). O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30 e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30. Informações podem ser solicitadas pelo (51) 3541-9242.

Programa Mídia Jovem

Em Taquara, a realização do Programa Mídia Jovem está sendo possível graças à emenda parlamentar do deputado estadual, Eric Lins (PL), que destinou R$ 100 mil reais para o Município. O Mídia Jovem consiste em oficinas sobre produção textual, língua portuguesa, como escrever de maneira adequada, análise de notícias, redes sociais, fotografia e vídeos. Elas serão destinadas, gratuitamente, a 96 crianças e adolescentes de 11 a 17 anos que se enquadram em alguns critérios sociais como baixa renda, situação de vulnerabilidade, entre outros. O atendimento será destinado a 24 alunos por trimestre durante um ano.

O curso aborda as temáticas: Mídia Social, Foto e Vídeo, Produção Textual e Análise de Informação e Notícia, sendo ministradas pela jornalista Lidiane Lehnen e João Victor Guedes de Fontoura, graduado em Marketing.  “A ideia é desenvolver as habilidades e competências dos alunos focando no entendimento de como funciona o mundo da internet, das redes sociais, da mídia, a interpretação de texto, falamos muito sobre leitura, em ver e analisar de forma crítica para compreenderem e passarem a informação de forma correta para as outras pessoas”, menciona Lidiane que ministra as aulas de produção textual e análise de notícias.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania