Notícias
Secretaria de Educação, Cultura e Esporte
Inscrições para a nova corte das soberanas de Taquara seguem até a próxima semana
01/06/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Nova rainha e princesas representarão o Município nos eventos culturais
Continuam abertas as inscrições para o processo de escolha da nova corte das soberanas de Taquara. Até a próxima quarta-feira (7), as candidatas poderão participar do concurso que vai eleger a nova rainha e duas princesas, que representarão o Município na divulgação de eventos culturais pelo biênio de 2023 e 2024. As novas representantes sucederão a atual rainha, Ana Carolina Magalhães dos Santos, e as princesas Jenifer Alessandra Adam e Camila Carvalho, que foram escolhidas para a corte em 2021.
Para participar, é necessário que as candidatas tenham, no mínimo, 18 anos de idade, e ter vínculo com Taquara, tendo nascido na cidade ou morar no Município há pelo menos cinco anos. A documentação para as inscrições deve ser entregue na Diretoria de Cultura, na Rua Nelson Renck, 2957, Bairro Centro, de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 17h, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30. O edital completo com mais informações está disponível no site da Prefeitura de Taquara, através do link: bit.ly/editaisculturataquara.
“As nossas atuais soberanas levaram o nome de Taquara e de seus eventos para muitas regiões. Elas fizeram um ótimo trabalho, e sempre serão lembradas na história de nosso Município, pois foi a primeira corte eleita para representar todas as atividades culturais da cidade. Espero que tenhamos um grande número de candidatas para a próxima corte, e que as eleitas exerçam sua função com o mesmo empenho e dedicação que a corte que se despede”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.
As atribuições de uma soberana
O diretor de Cultura, Rafael Tourinho, lembra que o trabalho de soberana é dedicado para representar o Município em eventos e atividades culturais de Taquara e cidades vizinhas. “Basicamente, elas atuam como porta-vozes daqui, divulgando informações sobre a nossa cultura e nossa história. É uma função muito bacana, porque elas acabam tendo contato com artistas, figuras políticas e outras personalidades. É uma oportunidade de viver experiências que fogem do dia a dia da maioria das pessoas”, salienta. As soberanas atuam de forma voluntária. Através de uma Lei Municipal, elas ganham auxílio para alimentação, transporte, cabelo e maquiagem nos dias de evento.
Além disso, Rafael reforça que o concurso de escolha das soberanas de Taquara não se enquadra como um evento de beleza. “As soberanas do Município não são misses. Ou seja, não buscamos mulheres que atendam a um padrão de beleza específico. Nossa intenção é encontrar pessoas simpáticas e desenvoltas, justamente para causarmos uma boa impressão ao levar o nome de Taquara para outras cidades”, afirma.
Como será o processo seletivo
A nova corte será escolhida no dia 17 de junho, às 9h, no Solar Pina. O diretor lembra que as candidatas receberão dicas de desinibição e oratória com o promotor de eventos Éder Forsin, profissional da área de concursos. Sobre o fim do reinado da atual corte, ele conta que foi uma grande experiência ter convivido com as atuais soberanas. “Ana Carolina, Jenifer e Camila são mulheres dedicadas, simpáticas e que resumem muito bem o que é ser uma soberana. É um grupo coeso, bastante preparado e experiente nas atividades”, destaca.
Editoriais
Secretaria de Educação, Cultura e Esporte
Compartilhe:
de
0