Notícias
Secretaria de Educação, Cultura e Esporte
Eleição de novos conselheiros culturais de Taquara será realizada em junho
02/06/2023
Compartilhe:
Grupo é responsável por propor e fiscalizar políticas públicas para a cultura do Município
Está marcada para o dia 20 de junho a Assembleia Geral que vai definir a eleição dos novos representantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Taquara. O encontro é aberto para a comunidade, e será às 19h30, no Auditório 1 do Centro de Eventos da Faccat. O conselho é responsável por fiscalizar as políticas públicas para a cultura no Município, assim como propõe ideias de melhorias para o setor.
“O CMPC é muito importante para a nossa cidade, pois garante a participação da comunidade nos eventos culturais de Taquara. Esperamos que o público esteja cada vez mais engajado em conhecer o funcionamento da Administração, e a participar dos conselhos municipais”, comenta a prefeita Sirlei Silveira.
Estrutura organizacional
Atualmente, o conselho é composto por dez membros, sendo cinco representantes da Administração Municipal, e cinco representantes da sociedade civil. Estes participantes precisam ter atuação notória na área, em segmentos como artes cênicas; música; patrimônio, memória e museus; diversidade linguística e literatura; e folclore, cultura popular e tradição.
De acordo com o diretor de Cultura, Rafael Tourinho, entre as realizações da atual gestão, está uma análise comparativa de pontos fortes e pontos a melhorar no setor cultural da cidade, e a implementação de ações como o Mapeamento Cultural, para identificar os agentes culturais; o Plano Municipal de Cultura, que estabelece metas e ações específicas; e o Fundo Municipal de Cultura, ferramenta necessária para a captação de recursos.
“A importância do conselho é justamente ter representantes da sociedade para que possamos saber quais são as demandas e urgências do setor cultural em Taquara. A partir daí, podemos propor ações e atividades voltadas a esse público, com o intuito de fomentar a cultura de maneira sólida e perene”, destaca.
Grupo norteador para a cultura
O mandato dos atuais membros do CMPC se encerra em junho. Ao ressaltar a atuação do grupo, a presidente do conselho e gerente operacional do Sesc em Taquara, Fabiane Luiz Oliveira, afirma que foi possível atingir os objetivos traçados no início da gestão, em 2021. “Hoje temos um conselho atuante, com entendimento e capacidade de articulação com os fazedores de cultura. Sempre acreditei na importância de aproximar as comunidades das diversas manifestações culturais. Tive a felicidade de contar com um grupo de conselheiros ativos, e preocupados em desenvolver políticas públicas que contemplem as necessidades de nosso Município”, frisa.
Compartilhe:
de
0