Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal

Taquara tem 42 moradores abrigados no ginásio da escola Ciep

05/09/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Pessoas foram removidas em razão do grande volume de chuva que atingiu o Município nos últimos dois dias

Desde a manhã desta terça-feira (5), a Prefeitura de Taquara está trabalhando na remoção de moradores que vivem em áreas que foram alagadas pela chuva que atingiu o Município desde o último domingo (3). Até o momento, pelo menos 42 pessoas já foram levadas ao abrigo provisório instalado no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep).

Segundo a Defesa Civil, a população retirada é de moradores das ruas Lima, Passo Fundo, Buenos Aires e La Paz, no Bairro Empresa, e também no Balneário João Martins Nunes (Prainha). 

“Nos últimos dois dias, estamos realizando um amplo trabalho de ajuda através da Defesa Civil e do Grupo de Ação Emergencial. Temos quatro caminhões que estão de prontidão para a remoção de mais moradores, inclusive, trabalhando com plantões de madrugada. Além disso, o monitoramento dos rios é constante, para alertarmos a comunidade se for necessário realizarmos uma evacuação imediata”, explica a prefeita Sirlei Silveira. 

Quanto aos moradores acolhidos no Ciep, todos já foram cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania. No abrigo, a pasta está providenciando os alimentos para o preparo das refeições, que estão sendo feitas por profissionais de cozinha da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Neste momento, não há a necessidade de doações de itens de assistência à população. 

Situação dos rios

De acordo com o informativo divulgado pela Defesa Civil às 16h, o nível do Rio dos Sinos está em 7,06 metros, e já atinge residências no Bairro Empresa. O Rio Paranhana atingiu algumas residências no Bairro Santa Maria na madrugada, mas baixou nas últimas horas. Neste bairro, ainda há um ponto de alagamento na Rua João Manoel Corrêa, em razão do represamento de um arroio. 

No interior, os rios Padilha e Rio da Ilha já estão em níveis normalizados. Porém, ainda há pontos de alagamento na Estrada Geral de Rio da Ilha. O acesso ao Distrito deve ser feito pela localidade de Moquém. Em Taquara, segundo o Observatório Heller & Jung, em 48 horas choveu 189,49 milímetros.

Áreas de risco de inundações

Em razão do escoamento das águas nos Municípios da Bacia do Rio dos Sinos, permanece o alerta de inundação em mais ruas do Bairro Empresa, incluindo a região do Loteamento Olaria até às 21h desta terça-feira (5). 

Para o caso de emergência, a população de Taquara pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militares, pelos números 193 e (51) 3542-1110, ou através do WhatsApp da Defesa Civil, pelo número (51) 99303-8172. 

 

Editoriais

Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas