secretaria da saúde

Vacinação contra a influenza começa a ser aplicada em Taquara

Créditos: Paul Silva

O Ministério da Saúde antecipou o início da Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe) devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A campanha inicia nesta segunda-feira (25) e segue até 31 de maio para os grupos prioritários. Em Taquara, todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive as que ficam no interior do Município, terão o imunizante disponível, sendo que, na UBS Santa Teresinha, durante o mês de abril, haverá vacinação no turno da noite, de segunda a quinta-feira, até às 20h45.

"A saúde da nossa comunidade é uma prioridade constante, especialmente diante dos desafios contínuos representados pela influenza e pela covid-19. Neste período de campanha, convido nossa população a atualizar suas vacinas. Seguir as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, como o uso de máscaras e a busca por atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas gripais, também é fundamental para proteger a todos nós.", reforça a prefeita Sirlei Silveira.

Dia D de Vacinação

O Dia D da Campanha de Vacinação está programado para 13 de abril. Nessa data, serão promovidas atividades de mobilização para a comunidade. “A antecipação da campanha tem como objetivo proteger a população, principalmente as crianças, idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno, e todas as medidas são importantes para protegermos mais pessoas”, destaca o secretário municipal de Saúde, Douglas Mello.

Grupos prioritários

A Secretaria Municipal de Saúde está vacinando todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários: crianças de seis meses a cinco anos, idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, professores e motoristas. A estimativa de pessoas a serem imunizadas em Taquara, conforme os grupos, é de 21 mil habitantes. As crianças estão sendo vacinadas nas UBSs Piazito, Empresa, Mundo Novo e Santa Terezinha.

secretaria da saúde