Taquara: 138 anos moldando a identidade e a cultura da região

Créditos: Mateus Portal

Fazenda do Mundo Novo, Colônia do Mundo Novo, Freguesia da Taquara do Mundo Novo, Vila Taquara do Mundo Novo, Taquara do Mundo Novo, o município de Taquara, tem uma história rica e diversificada que remonta a tempos antigos. Sua trajetória de 138 anos, comemorada em 17 de abril, é marcada por momentos de crescimento, desafios e conquistas que moldaram a identidade e a cultura de toda uma região.

“Taquara é considerada a cidade mãe da nossa região, pois dela se originaram diversos municípios do Vale do Paranhana, da Serra e das Hortênsias. E, neste dia especial, em que celebramos o seu aniversário, renovamos nosso compromisso em construir uma cidade cada vez melhor, onde todos sintam-se orgulhosos de chamar de lar.”, salienta a prefeita Sirlei Silveira.

Dos povos indígenas à economia

Inicialmente, Taquara foi habitada por povos indígenas, como os xockleng e kaingangs, e, mais tarde, pelos índios guaranis, que deixaram vestígios de sua presença através de artefatos e sítios arqueológicos. A chegada dos colonizadores europeus, principalmente portugueses e açorianos, veio a ocorrer no século XVIII.

O povoado que viria a se tornar Taquara teve seu crescimento impulsionado pela construção da Estrada de Ferro Novo Hamburgo-Taquara, inaugurada em 1903. A presença da ferrovia impulsionou o comércio e a indústria na região, contribuindo para o desenvolvimento urbano e econômico do Município.

Ao longo dos anos, Taquara passou por transformações significativas, diversificando sua economia e fortalecendo sua infraestrutura. A agricultura, a pecuária e a indústria se tornaram pilares da economia local, ao lado do comércio e dos serviços. O Município também se destacou na área educacional, com a criação de instituições de ensino de qualidade.

Patrimônio, tradição e modernidade

Além disso, Taquara preserva um rico patrimônio cultural e histórico, com igrejas centenárias, casarões coloniais e espaços públicos que contam a história do lugar e de seu povo. As tradições gaúchas, como o churrasco e o chimarrão, também fazem parte do cotidiano dos moradores, mantendo viva a identidade regional. O CTG O Fogão Gaúcho foi o primeiro do interior do Rio Grande do Sul, sendo que a Carta de Princípios do MTG foi criada dentro da entidade.

Nos dias atuais, Taquara é uma cidade vibrante, que combina tradição e modernidade. Com uma população diversificada e uma economia dinâmica, o Município continua a crescer e a se desenvolver, buscando sempre proporcionar qualidade de vida e bem-estar para seus habitantes.

Ao completar 138 anos, Taquara celebra sua história e olha para o futuro, mantendo vivo o espírito empreendedor e a hospitalidade que a tornam um lugar único no coração do Rio Grande do Sul.