Educação, Cultura e Esporte

Mapeamento do arquivo histórico de Taquara é finalizado

Créditos: Magda Rabie

O trabalho de arquivologia e museologia feitos nos acervos do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e do Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann finalizaram. Ao todo mil objetos foram catalogados e divididos em  categorias e subcategorias. Na terça-feira (16), a prefeita Sirlei Silveira, recebeu os documentos que permearam toda a pesquisa, realizados por cerca de dez profissionais que integram a equipe da empresa Movimento Curadoria e Projetos Culturais, responsável pelo trabalho em parceria com a equipe do Museu e do Arquivo Histórico.

"Ficamos muito contentes com todo este envolvimento, reconhecemos a importância para a história, não só de Taquara, mas de toda a nossa região. Temos objetos riquíssimos em posse do nosso Museu e do Arquivo Municipal que são fonte de estudo para pessoas de todo Rio Grande do Sul e fora dele também. Estamos ansiosos para disponibilizar o acesso a nossa comunidade assim que o restauro da Casa Vidal for entregue", destacou a prefeita Sirlei Silveira.

O trabalho de arquivologia e museologia dos acervos do Museu e do Arquivo integra o Edital de Museus Municipais da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac). O projeto conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e do Sistema Estadual de Museus (SEM RS).

Documentos entregues

Recepcionados pela prefeita, a coordenadora do projeto e responsável pela empresa Movimento, museóloga Daniela Schmitt e a museóloga, Daniela Amaral entregaram o Relatório de Atividades; Termos do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott; Política de Gestão de Acervos; Manual de Catalogação de Acervos; Índice das Coleções; Plano Museológico.

Além disso, foi entregue ao chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, o HD externo com 8GB de documentos relacionados à catalogação. "O trabalho desenvolvido possibilitou uma nova reflexão e uma nova dimensão do que o museu necessita em arquivo histórico, e consequentemente quais planos seguiremos. É uma parceria que veio somar ao trabalho que já fazíamos, uma nova visão do museu e do papel dele, e principalmente da missão que tem perante a sociedade de Taquara ao contar a sua história.", menciona Maicon.

O diretor de Cultura, Rafael Tourinho, participou da entrega dos documentos.. "O trabalho da Movimento nos ajudou a qualificar o Museu e o Arquivo Histórico. Agora temos uma documentação que nos orienta quanto à gestão do acervo, a manutenção dos espaços e a elaboração de novas exposições. Isso põe as instituições num novo patamar", afirma o diretor.

Mapeamento do acervo

As ações foram voltadas para a catalogação e conservação de mil objetos do acervo; documentação do Arquivo Histórico; elaboração dos documentos institucionais do Museu; elaboração e execução do projeto museográfico e expográfico com direcionamento para a acessibilidade, bem como toda a orçamentação dos insumos de arquivo/museu e das exposições.

Para a finalização dos serviços a empresa irá realizar a montagem das exposições, assim que a obra de restauro for finalizada. Durante o processo de comunicação visual foi criada a identidade da Casa Vidal. A marca foi idealizada pelo designer gráfico Vitor André Rolim de Mesquita, da empresa Pubblicato, em parceria com a empresa Movimento.

Educação, Cultura e Esporte