Educação, Cultura e Esporte

Estudantes participaram da Mostra Difusão em Taquara

25/04/2024

Créditos: Magda Rabie

A Mostra Difusão, parte integrante da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, foi realizada de 22 a 24 de abril no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar. O evento, que contou com a exibição gratuita de dez filmes, promoveu reflexões sobre temas como prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia, segurança, diversidade religiosa, saúde mental, cultura e educação. Cerca de 150 estudantes do Ensino Médio, participaram dos três dias de evento.

"A Mostra de Cinema foi uma ótima oportunidade de conhecermos melhor nosso próprio país. Como exibimos curtas independentes, produzidos em diferentes regiões do Brasil, tivemos acesso a estéticas que fogem ao padrão, a histórias pouco contadas na grande mídia e a uma importante pluralidade de olhares em relação à realidade brasileira. Com certeza foi uma atividade muito produtiva, que trouxe momentos de reflexão e diversão ao público.", destacou o diretor de Cultura, Rafael Tourinho.

A iniciativa foi realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em colaboração com o Ministério da Cultura, sendo aderido pela Prefeitura de Taquara, por meio da Diretoria de Cultura, visando ampliar o diálogo e a conscientização sobre questões essenciais para a sociedade contemporânea.

Filmes exibidos

Na segunda-feira, 22 de abril, o programa "Raízes" apresentou os filmes "Travessia", "Mãri Hi - A Árvore do Sonho" e "O que pode um corpo?", cada um explorando a essência da humanidade e a interconexão com o mundo de maneiras profundas e provocativas.

Já na terça-feira (23), o programa "Sementes" trouxe os filmes "Ribeirinhos do Asfalto", "Adão, Eva e o Fruto Proibido" e "Me farei ouvir", convidando o público a reflexões sobre identidade, sexualidade e liberdade, temas cruciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Encerrando a Mostra Difusão na quarta-feira (24), o programa "Frutos 2" apresentou os filmes "Tesouro Quilombola", "Mutirão, o Filme", "Cósmica" e "O Pato", oferecendo uma visão única e multifacetada das lutas e triunfos da humanidade, celebrando sua diversidade e resiliência.

Educação, Cultura e Esporte