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Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal

Moradores de Taquara poderão receber o Saque do FGTS Calamidade

Benefício é válido para quem teve residências danificadas com a enchente

12/05/2024

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A Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Meio Ambiente, Causa Animal e Defesa Civil, conseguiu a habilitação junto à Caixa Econômica Federal para que os moradores do Município possam ter acesso ao Saque do FGTS Calamidade. A informação foi confirmada na manhã deste domingo (12).

O benefício será para aqueles que vivem em áreas que foram de alguma forma atingidas pela enchente, como alagamento, deslizamento ou inundações. A Prefeitura fez o cadastramento por ruas onde aconteceram registros de transtornos às residências, através de georreferenciamento. Caso algum morador de área atingida não consiga fazer o saque, pode procurar a Defesa Civil, no térreo da Prefeitura, para solicitar a inclusão de sua rua no sistema.

O Saque Calamidade permite ao trabalhador sacar até R$ 6.220,00 de cada conta de sua titularidade no FGTS, limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas) que tenha atingido sua residência. O reconhecimento de estado de calamidade da Prefeitura de Taquara pelo governo federal aconteceu ainda na semana passada.

Conforme Decreto 12.016 de 07/05/2024, há dispensa no intervalo entre os saques para os municípios do Rio Grande do Sul que foram atingidos pela calamidade de Maio de 2024. Neste sentido, quem fez saque há menos de 12 meses e tem saldo na conta do FGTS, pode realizá-lo novamente.

Para solicitar o saque, os beneficiários podem utilizar o aplicativo FGTS. Porém, sendo necessário o comparecimento em uma agência da CAIXA, o trabalhador deve estar de posse da documentação a seguir: comprovante de residência em nome do trabalhador emitido nos últimos 120 dias; Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a). Na falta do comprovante de residência, o titular da conta do FGTS poderá apresentar uma declaração de residência emitida pela Defesa Civil de Taquara, que pode ser solicitada pelo Whats 51 99303-8172 ou presencialmente na Rua Tristão Monteiro, 1278, Centro, em horário de expediente da Prefeitura.

Pelo Aplicativo FGTS

Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, basta seguir os passos a seguir:

Para Versão 3.39.4:

- Clique na opção “Meus Saques”;
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
- Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
- Selecione o munícipio de sua residência e clique em “Continuar”;
- Escolha uma das opções para receber seu FGTS:
- Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou, Sacar presencialmente.
- Faça Upload dos documentos requeridos;
- Confira os documentos anexados e confirme;
- A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Para Versão 4.0.1:

- Clique no card “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques”.
- Selecione “Solicitar saque”;
- Clique em “Calamidade pública”;
- Realize o procedimento de segurança informando login e senha, caso seja necessário.
- Leia sobre as condições e documentos necessários ao saque e clique em “Solicitar Saque”.
- Informe o nome do município e selecione-o na lista;
- Selecione o tipo do comprovante de endereço.
- Digite o CEP e número da residência;
- Encaminhe os seguintes documentos: Documento de identidade; Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade; Tire uma foto de rosto segurando o documento de identificação;
- Confira os documentos anexados e confirme;
- Selecione a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e envie a solicitação;
- A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

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