Notícias
1ª Festa Literária Internacional de Taquara segue até sábado (9)
07/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Magda Rabie

Grandes nomes da literatura participam do evento.
A 1ª Festa Literária Internacional de Taquara iniciou ontem, quarta-feira (6), com cortejo ao poeta e escritor Eldo Ivo Klain (in memoriam), homenageado da primeira edição da Flitaq e também com a mesa de conversa com a antologia “A mesa do escriba”, com o poeta mexicano Eduardo Langagne.
A prefeita de Taquara Sirlei Silveira anunciou oficialmente a realização do evento, destacando-o como um marco cultural para o município. Em seu pronunciamento, ela ressaltou o compromisso com o incentivo à leitura, a valorização da cultura e o enriquecimento da educação. “A Flitaq é uma oportunidade para unir a comunidade, promover o intercâmbio cultural e dar espaço a escritores locais, nacionais e internacionais”, mencionou a prefeita.
A gerente do Sesc Taquara, Fabiane Luiz Oliveira disse que o projeto foi feito por muitas mãos e que representa a valorização da literatura e o fortalecimento do vínculo comunitário através da cultura. “Com a ajuda de muitos parceiros buscamos criar um espaço onde diferentes gerações possam explorar o mundo da leitura. É uma oportunidade para celebrar a diversidade literária. Esperamos que a Flitaq inspire e enriqueça todos que participarem”, salienta Fabiane.
A Flitaq ocorre até sábado, 9 de novembro, com realização do Sesc Taquara em parceria com a Prefeitura Municipal. As atrações são promovidas em diversos locais como na Praça Marechal Deodoro onde está o palco Filtaq, no HUB Conexão XXI, no Escritório 2 Cinco 9, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar e no Centro de Eventos da Faccat.
Público infantil lota o palco Flitaq
Nesta quinta-feira (7), no palco Flitaq, as atrações iniciaram às 8h30 destinadas ao público infantil. Dentre as apresentações da manhã estavam: Sol, chuva e tapete com "Os Tapetes Contadores de Histórias" e Ler é um espetáculo, com Ivan Zigg.
Na parte da tarde, além dessas, ocorre também o lançamento do livro “O Casarão uma história - Memórias de Maria Eunice Müller Kautzmann” (17h); Lançamento do livro "Animais", de Santiago Craig (18h); Mesa "Poesia Transborda: versos e vidas", com Alice Ruiz (Curitiba) e Pedro Gonzaga, e mediação de Nanni Rios (19h).
No Escritório 2CINCO9, às 20h30, ocorre o "Sarau de Boteco", com Ivan Zigg, Pedro Gonzaga, Alice Ruiz e Nanni Rios, e mediação de llana Lehn. E, em virtude de um imprevisto, a oficina de poesia com Pedro Gonzaga, que ocorreria nesta quinta, à tarde, foi transferida para amanhã, das 9h às 12h.
Show especial com Silvero Pereira
Outro destaque da programação será o show de encerramento da Flitaq em homenagem ao cantor Belchior, interpretado por Silvero Pereira. Conhecido por seus trabalhos no cinema e na televisão, o artista promete emocionar o público com sua performance musical no dia 9 de novembro, no Centro de Eventos Faccat, às 20h30. Os ingressos para o show devem ser retirados na Unidade do Sesc Taquara, mediante a disponibilidade de espaço do local.
Programação:
07/11 (quinta-feira)
Local: Largo da Praça Marechal Deodoro - Palco Flitaq
- 14h30 - Sol, chuva e tapete com "Os Tapetes Contadores de Histórias" (SP)
- 15h30 - Ler é um espetáculo, com Ivan Zigg (RJ)
- 17h - Lançamento do livro O Casarão uma história - Memórias de Maria Eunice Müller Kautzmann (Autógrafos na cafeteriaNutri.com)
- 18h - Lançamento do livro "Animais", de Santiago Craig (Argentina)
- 19h - Mesa "Poesia Transborda: versos e vidas", com Alice Ruiz (Curitiba) e Pedro Gonzaga (RS), e mediação de Nanni Rios (RS)
Local: Escritório 2CINCO9
- 20h30 - "Sarau de Boteco", com Ivan Zigg, Pedro Gonzaga, Alice Ruiz e Nanni Rios, e mediação de llana Lehn
08/11 (sexta-feira)
Local: Largo da Praça Marechal Deodoro - Palco Flitaq
- 8h30 - Poesia contra a violência, com Sérgio Vaz (SP)
- 9h30 - Conversa com verso, com Manoel Cavalcanti (RN)
- 14h30 - Poesia contra a violência, com Sérgio Vaz (SP)
- 15h30 - Conversa com verso, com Manoel Cavalcanti (RN)
- 16h30 - Lançamento do livro "Beijo de goiaba e outros contos", de Aniuska Von Helden
- 17h - Apresentação musical Conjunto Seresta
- 18h30 - Gesto Falado: "Performance de dança GEDA Cia de Dança"
- 19h30 - Mesa "Caminhos de liberdade", com Taiane Santi (RS) e Teresa Cárdenas (Cuba), e mediação de Nanni Rios (RS)
Local: HUB Conexão XXI
- 9h às 12h - Viver a poesia - Oficina de poesia com Pedro Gonzaga
Local: Cine Viena
- 18h - Lançamento do documentário "Bicentenário Alemão - Voluntariado e Tradição: Aproximando continentes, valorizando histórias"
Local: HUB Conexão XXI
- 14h às 17h - Sussurros do Haicai: ação formativa sobre noções de Haicai com Alice Ruiz (PR)
Local: Escritório 2CINC09
- 21h - "Sarau de Boteco", , com Sérgio Vaz, Alice Ruiz, Manoel Cavalcanti e Teresa Cárdenas, e mediação de llana Lehn
09/11 (sábado)
Local: Largo da Praça Marechal Deodoro - Palco Flitaq
- 10h - Mesa "Literatura Acessível: Inclusão e Representatividade em Foco", com Carina Alves (RJ) e Allan Rocha Damasceno
(RJ), e mediação de Vanessa Sanches
- 11h - Lançamento do livro "Brinco de ser UMA", de Carina Alves
- 14h - Mesa "Palavras da nossa gente", com participação do Coletivo de Escritores e Artistas do Paranhana
- 15h - Mesa "Ficção e fantasia histórica no Brasil", com Eduardo Spohr (SP), Maria Vitória Caselgrandi (RS) e Laudelino de
Oliveira Lima (DF)
- 16h30 - Rap e Pajada: Diálogo Poético - Performance Rapajador, com Chiquinho Divilas
- 17h - Mesa "Terras distantes, vozes próximas - a literatura unindo do Norte ao Sul", com Chiquinho Divillas (RS) e Manoel
Cavalcanti (RN)
- 18h - Apresentação musical "Batuca na Bituca"
- 19h - Mesa "Entre o crime e a poesia", com Rafael Montes (RJ), e mediação de Rafael Tourinho
Local: HUB Conexão XXI
- 14h às 16h - Literatura Acessível: Protagonismo e Inclusão na Escrita - Oficina com Carina Alves, Allan Rocha Damasceno e Vanessa Sanches
Local: Centro de Eventos Faccat
- 20h30 - Show musical de encerramento com Silvero Pereira "Silvero Interpreta Belchior Show"
*Os ingressos para o show de encerramento devem ser retirados na Unidade do Sesc Taquara, mediante a disponibilidade de espaço do local
Compartilhe:
de
5