Notícias
Flitaq 2024: Taquara celebra literatura, cultura e diversidade com programação especial
A festa segue ocorrendo até sábado, dia 9
08/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A primeira edição da Festa Literária Internacional de Taquara (Flitaq) teve início na quarta-feira, 6 de novembro, com um cortejo em homenagem ao poeta e escritor Eldo Ivo Klain (in memoriam), escolhido como o grande homenageado do evento. O momento também contou com a mesa de discussão sobre a antologia A mesa do escriba, mediada pelo poeta mexicano Eduardo Langagne.
A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, fez o pronunciamento de abertura, destacando a importância da Flitaq como um marco cultural para o município. Em seu discurso, ela enfatizou o compromisso da administração com a promoção da leitura, o fortalecimento da cultura local e a qualificação do ensino.
A Flitaq segue até sábado, 9 de novembro, com a realização do Sesc Taquara em parceria com a Prefeitura Municipal. As atividades acontecem em diversos pontos da cidade, como o largo da Praça Marechal Deodoro, onde está montado o palco Flitaq, o HUB Conexão XXI, o Escritório 2 Cinco 9, o Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar e o Centro de Eventos da Faccat.
Crianças se divertem na Flitaq
Na quinta-feira (7), a Flitaq foi palco de diversas atrações voltadas ao público infantil. Entre as apresentações da manhã, destacaram-se Sol, Chuva e Tapete, do grupo "Os Tapetes Contadores de Histórias", e Ler é um espetáculo, com Ivan Zigg.
À tarde, o evento continuou com o lançamento de três livros: O Casarão, uma história - Memórias de Maria Eunice Müller Kautzmann (17h), Animais, de Santiago Craig (18h), e, às 19h, a mesa-redonda Poesia Transborda: versos e vidas, com os poetas Alice Ruiz (Curitiba) e Pedro Gonzaga, e mediação de Nanni Rios.
Ainda no mesmo dia, o Escritório 2CINCO9 recebe o Sarau de Boteco (20h30), com a participação de Ivan Zigg, Pedro Gonzaga, Alice Ruiz, Nanni Rios, e mediação de Ilana Lehn.
Silvero Pereira canta Belchior
A programação da Flitaq também reserva um grande momento para o show de encerramento, que será uma homenagem ao cantor Belchior, com a interpretação de Silvero Pereira. Reconhecido por seus papéis no cinema e na televisão, o artista promete tocar o coração do público com sua performance musical.
O espetáculo acontecerá no dia 9 de novembro, às 20h30, no Centro de Eventos Faccat. Os ingressos poderão ser retirados na Unidade do Sesc Taquara, conforme a disponibilidade de espaço no local.
Fotos: Alan Jr Silva/Prefeitura de Taquara
Programação:
Sexta-feira – 08/11
Local: Largo da Praça Marechal Deodoro - Palco Flitaq
- 8h30 - Poesia contra a violência, com Sérgio Vaz (SP)
- 9h30 - Conversa com verso, com Manoel Cavalcanti (RN)
- 14h30 - Poesia contra a violência, com Sérgio Vaz (SP)
- 15h30 - Conversa com verso, com Manoel Cavalcanti (RN)
- 16h30 - Lançamento do livro "Beijo de goiaba e outros contos", de Aniuska Von Helden
- 17h - Apresentação musical Conjunto Seresta
- 18h30 - Gesto Falado: "Performance de dança GEDA Cia de Dança"
- 19h30 - Mesa "Caminhos de liberdade", com Taiane Santi (RS) e Teresa Cárdenas (Cuba), e mediação de Nanni Rios (RS)
Local: HUB Conexão XXI
- 9h às 12h - Viver a poesia - Oficina de poesia com Pedro Gonzaga
Local: Cine Viena
- 18h - Lançamento do documentário "Bicentenário Alemão - Voluntariado e Tradição: Aproximando continentes, valorizando histórias"
Local: HUB Conexão XXI
- 14h às 17h - Sussurros do Haicai: ação formativa sobre noções de Haicai com Alice Ruiz (PR)
Local: Escritório 2CINC09
- 21h - "Sarau de Boteco", com Sérgio Vaz, Alice Ruiz, Manoel Cavalcanti e Teresa Cárdenas, e mediação de llana Lehn
Sábado – 09/11
Local: Largo da Praça Marechal Deodoro - Palco Flitaq
- 10h - Mesa "Literatura Acessível: Inclusão e Representatividade em Foco", com Carina Alves (RJ) e Allan Rocha Damasceno
(RJ), e mediação de Vanessa Sanches
- 11h - Lançamento do livro "Brinco de ser UMA", de Carina Alves
- 14h - Mesa "Palavras da nossa gente", com participação do Coletivo de Escritores e Artistas do Paranhana
- 15h - Mesa "Ficção e fantasia histórica no Brasil", com Eduardo Spohr (SP), Maria Vitória Caselgrandi (RS) e Laudelino de
Oliveira Lima (DF)
- 16h30 - Rap e Pajada: Diálogo Poético - Performance Rapajador, com Chiquinho Divilas
- 17h - Mesa "Terras distantes, vozes próximas - a literatura unindo do Norte ao Sul", com Chiquinho Divillas (RS) e Manoel
Cavalcanti (RN)
- 18h - Apresentação musical "Batuca na Bituca"
- 19h - Mesa "Entre o crime e a poesia", com Rafael Montes (RJ), e mediação de Rafael Tourinho
Local: HUB Conexão XXI
- 14h às 16h - Literatura Acessível: Protagonismo e Inclusão na Escrita - Oficina com Carina Alves, Allan Rocha Damasceno e Vanessa Sanches
Local: Centro de Eventos Faccat
- 20h30 - Show musical de encerramento com Silvero Pereira "Silvero Interpreta Belchior Show"
*Os ingressos para o show de encerramento devem ser retirados na Unidade do Sesc Taquara, mediante a disponibilidade de espaço do local.
Compartilhe:
de
9