Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Apresentações culturais e palestra com Bráulio Bessa marcam o início do ano letivo em Taquara

14/02/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Paul Silva

Aulas para alunos da rede municipal terão início na segunda-feira (17)

Durante todo o ano, os profissionais da educação no Município participam de capacitações que visam melhor prepará-los para o desempenho de suas funções. Para marcar o início do ano letivo de 2025, a Prefeitura de Taquara reuniu, na manhã desta quinta-feira (13), no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), os diretores, professores, merendeiras e outros profissionais da rede municipal de ensino, e promoveu atividades como apresentações culturais e palestra com o poeta e escritor brasileiro Bráulio Bessa. 

Por volta de 7h30, os profissionais foram sendo recepcionados no campus da Faccat e logo teve início a abertura oficial do evento, seguido do momento cultural – com apresentações artísticas dos alunos da AABB Comunidade e das escolas municipais de ensino fundamental (EMEFs) Calisto Eolálio Letti e Zeferino Vicente Neves Filho.

Na abertura do ano letivo de 2025, a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, relembrou seus 34 anos como professora e também diretora de escola pública, e destacou a importância do evento, cuidadosamente pensado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece).

“Esse é um momento de interiorização e de motivação, e pensado de forma acolhedora por nossa equipe da Educação. E hoje, ao ver nos sorrisos de vocês a vontade e determinação para darem início às suas atividades, eu tive a certeza de que nós teremos um excelente ano letivo”, comemora a prefeita Sirlei.

Delmar Backes, vice-prefeito de Taquara e também professor de formação, ressaltou o papel que os profissionais da Educação têm na vida das crianças e adolescentes, em especial aqueles que enfrentam uma triste realidade social.

“Além de oferecermos uma educação de qualidade, precisamos conhecer a realidade de cada um de nossos estudantes e motivá-los a seguir com confiança no seu caminho de aprendizagem. E tenham a certeza de que ninguém de nós será esquecido”, avalia o vice-prefeito de Taquara.

Homenagem no lançamento de revista
Em um momento que emocionou os participantes do evento, a secretária de Educação, Carla Amaral, fez uma linda homenagem a Andreia Reis, diretora pedagógica da Smece falecida no ano passado, e que é destaque na terceira edição da revista “Conversa de Professor”.

A publicação, que tem como tema central “Escolas que são asas”, foi entregue a cada uma das escolas da rede municipal, que também foram homenageadas pelo reconhecimento com o Selo Ouro no programa Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Governo Federal.

“Quero agradecer o empenho e dedicação de cada um de vocês. Recentemente, nosso Município foi contemplado com o Selo Ouro em alfabetização. E esse reconhecimento é de cada um de vocês, responsável pelo ensino, alimentação e por tornar a escola um local organizado e agradável, que faz com que nossos estudantes queiram estar na escola”, salienta a secretária Carla.

“A poesia que transforma”
Logo após um momento de integração entre todos os participantes, o grupo se reuniu novamente no auditório do Centro de Eventos para assistir a palestra do convidado especial, Bráulio Bessa, que teve como tema central “A poesia que transforma”.

Natural do sertão nordestino, Bráulio ficou conhecido do grande público após suas participações no programa "Encontro com Fátima Bernardes", na TV Globo, utilizando a poesia como um instrumento de motivação e reflexão, abordando temas como valorização da cultura, fé, superação e a importância da educação.

Durante a palestra, o poeta misturou versos e relatos de experiências de vida, falando sobre como devemos estar atentos para não perder oportunidades que surgem em nossas vidas e destacou a importância dos professores como instrumento de transformação na vida de crianças e adolescentes.

“Acho tão necessário, no nosso país e no mundo, falarmos sobre educação, arte e cultura. No meu caso, através de uma linguagem poética. E estar aqui, hoje, é um momento de resistência, de juntar pessoas que acreditam na educação como ferramenta de transformação de um povo”, conclui Bráulio Bessa.

O ano letivo em Taquara terá início na próxima segunda-feira (17) para os 6.300 alunos das 42 escolas da rede municipal de ensino.
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas