Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Livro que conta a história do tropeirismo na região é lançado em Taquara

11/03/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

No dia do lançamento, autores da obra ministraram capacitação aos professores da rede municipal

O tropeirismo, atividade comercial responsável por fomentar o desenvolvimento de cidades do interior e estimular a fixação de populações em determinadas regiões, teve um importante papel também na história do Vale do Paranhana. Na manhã desta segunda-feira (10), durante o lançamento do livro “Tropeirismo: uma síntese didática”, os autores da obra, Marco Aurélio Angeli (Zoreia) e Valter Fraga Nunes, também ministraram uma capacitação aos professores da rede municipal de ensino.

Durante a solenidade de apresentação do livro, a prefeita Sirlei Silveira comentou que acompanha o trabalho dos autores na divulgação do tropeirismo na região, desde os tempos em que ela foi vereadora, e destacou a importância de apresentar o tropeirismo, e sua contribuição no desenvolvimento dos municípios da região, aos estudantes taquarenses.

“Com esta obra, o Zoreia e o Valter fazem uma aproximação, uma conexão, do futuro com o passado para o presente dos nossos alunos, nas nossas escolas. O tropeiro foi responsável pela civilização, pela colonização das nossas cidades, abrindo caminhos. E o nosso aluno vai ter contato com isso através desta importante obra, desses escritores que pensam o passado para ter um futuro muito melhor”, avalia a prefeita de Taquara.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Taquara, Carla Amaral, a capacitação reuniu professores da rede municipal e também pessoas de outros municípios do Rio Grande do Sul, interessados em conhecer um dos eixos da cultura e identidade taquarense.

“Agora nós começaremos a trabalhar o troperismo na escola, conforme estipulado em uma lei aprovada na Câmara de Vereadores, que institui o troperismo no currículo escolar de Taquara. Esses professores que participaram da capacitação, um representante de cada escola, irão trabalhar o tropeirismo em sala de aula, junto com elementos da cultura gaúcha”, informa Carla.

Zoreia agradeceu a todos que tem apoiado o projeto de tropeirismo nas escolas, reforçando a importância desta atividade comercial.

“Esse trabalho foi feito com muito carinho para entregarmos a nossa comunidade taquarense, mas que repercutirá para além das fronteiras, pois o tropeirismo é universal”, destaca um dos autores da obra.
E Valter, o outro autor, completou: “Foi um trabalho de dedicação e que será pioneiro para todo o estado”.

O livro “Tropeirismo: uma síntese didática”, que nesta segunda edição tem como foco o tropeirismo em Taquara, foi distribuído entre as escolas da rede municipal e também está disponível na Biblioteca Municipal de Taquara. Interessados em adquirir um exemplar devem entrar em contato com os autores, no telefone (51) 99972-5137, falar com Zoreia.

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas