Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria de Educação de Taquara lança projeto com foco em mediação das relações escolares e familiares

05/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Cleusa Silva/Prefeitura de Taquara

Ações têm como objetivo principal incentivar o fortalecimento de vínculos na escola e família


Na semana passada, durante reunião das equipes diretivas, círculos de pais e mestres (CPMs) e conselhos de educação das escolas da rede municipal de ensino de Taquara, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) apresentou o projeto “Escola de Pais – Acolhendo para colher”. Realizadas pelas psicólogas e assistentes sociais que integram o projeto, as ações têm como objetivo principal incentivar o fortalecimento de vínculos na escola e família.

Idealizado pela Smece e mediado por Aline Ames Foscarini, professora e orientadora de pais, e Elenise de Ramos Pires, professora e terapeuta, o projeto tem a proposta de promover a consciência de “quem é você” no contexto familiar, compreendendo e mediando as relações familiares e escolares, além de fortalecer vínculos.

“O Escola de Pais vem ao encontro do que já buscamos incentivar aqui na Smece, que é a aproximação da comunidade escolar com a realidade de cada aluno e, quando necessário, a assistência às suas famílias. Agora, com este projeto, poderemos ouvir mais as demandas de cada bairro ou localidade do interior, e realizar os devidos encaminhamentos de acordo com as necessidades de cada região”, explica Carla Amaral, secretária de Educação de Taquara.


Próximos passos
Após a apresentação do projeto, ocorrida no dia 30 de abril, no auditório 3 do Centro de Eventos da Faccat (Faculdades Integradas de Taquara), Aline e Elenise irão fazer uma ampla divulgação do Escola de Pais, nas redes sociais, com material impresso que será entregue para as equipes diretivas, integrantes dos CPMs e comunidade escolar em geral, e também visitando cada uma das escolas do município.

“Iremos ainda realizar palestras mensais no CEAP [Centro Especializado de Atendimento e Pesquisa] e rodas de conversa abrangendo escolas por regiões e também nas localidades da zona rural”, conta Aline.

“E também iremos realizar atendimento individualizado com famílias no CEAP, mediante agendamento, e com acompanhamento da equipe secretaria de Desenvolvimento Social, que irá atender as devidas necessidades de cada família”, relata Elenise.

A visitação nas escolas ocorrerá nas segundas e quintas-feiras, à tarde, e as rodas de conversas serão promovidas conforme agendamento prévio com as equipes diretivas. Já os encontros mensais no CEAP ocorrerão na terceira quinta-feira de cada mês, no turno da noite.

O primeiro encontro de famílias no CEAP será realizado no dia 15 de maio, às 19h. Mais informações sobre o Escola de Pais podem ser solicitadas ao CEAP, pelo telefone (51) 3541-9231, ou diretamente na Rua José Avelino Osterman, 2475, no Bairro Jardim do Prado.
 

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas