Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria de Saúde de Taquara dá início a Semana da Enfermagem

15/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Programação do evento, voltado aos enfermeiros e técnicos de Enfermagem, seguirá até sexta-feira (16)

Na manhã desta quarta-feira (14), durante uma solenidade realizada em seu auditório, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara deu início a Semana da Enfermagem. A programação do evento, voltado aos enfermeiros e técnicos de Enfermagem, seguirá até sexta-feira (16).

Na abertura da Semana da Enfermagem, a prefeita Sirlei Silveira falou sobre a importância dos profissionais que atuam nesta área e dos resultados obtidos quando os pacientes são bem acolhidos.

“Falar em técnico de Enfermagem e enfermeiro é falar de quem acolhe, de quem cuida, de quem atende a pessoa humana num momento de fragilidade. E esse cuidado, esse acolhimento que vocês fazem é muito importante para o sucesso do resultado de um tratamento”, destacou a prefeita de Taquara.

A Secretária Municipal de Saúde, Loreni Spirlandelli, também reforçou a importância do acolhimento em qualquer área, como no comércio e atendimento ao público em geral, mas principalmente nas unidades de saúde.

“Quando as pessoas buscam o nosso cuidado e atendimento num espaço de saúde, seja na unidade básica, no hospital ou qualquer local de cuidados, a primeira coisa que devemos demonstrar é o acolhimento. Ouvir o paciente com atenção, com carinho, demonstrando proteção”, explica Loreni.


PROGRAMAÇÃO

Tendo como tema “Do cuidar ao transformar: Enfermagem e os novos horizontes do saber”, a Semana da Enfermagem 2025 de Taquara terá a seguinte programação:

14 de Maio – Abertura Oficial
Início das atividades com palestra de abertura e reflexões sobre os desafios das políticas públicas de saúde, além de abordagens sobre atenção domiciliar e práticas integrativas.

9h: Os saberes da Enfermagem diante dos desafios das políticas públicas de Saúde
13h30: Programa Melhor em Casa, os saberes da Enfermagem na atenção domiciliar
Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária: uma visão holística no campo da Enfermagem

15 de Maio – Programação voltada aos Enfermeiros

Temas relevantes como o papel da enfermagem na regulação em saúde e os desafios da gestão no contexto atual serão debatidos com profissionais convidados.

9h: O papel da Enfermagem na regulação em Saúde
13h30: Os desafios do enfermeiro gestor e as novas exigências da sociedade

16 de Maio – Programação voltada aos Técnicos de Enfermagem

Relatos de experiências e reflexões sobre o protagonismo técnico e as mudanças na profissão serão o foco do último dia.

9h: Enfermagem além da assistência a técnica direta. Relatos de experiências sobre as mudanças no caminho da profissão do técnico em Enfermagem
 

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas