• Desfile Natal Mágico
  • Varal Solidario
  • Praça Beira Rio
  • Festa das Crianças
  • Jogos Estudantis de Taquara
  • EMEI Vovó Arlete
  • Conscientização sobre a Dengue nas escolas
  • Carreteada na Expocampo

Editorias
Quinta-feira, 12 09:22 - Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Feira Literária de Taquara será promovida de 18 a 21 de maio

O músico e escritor Thedy Corrêa está entre os convidados desta edição do evento

Foto: Magda Rabie


Este ano, a Feira Literária de Taquara, com o slogan “Educação une pessoas”, terá um novo formato que prevê alcançar um público maior por meio da literatura, da cultura e da imaginação fortalecendo a inclusão social. A programação, que ocorre de 18 a 21 de maio, tendo como espaço principal a Rua Coberta, será descentralizada indo ao encontro dos alunos em suas próprias escolas, inclusive nas instituições de ensino que ficam nas áreas rurais do Município, além de asilos e casas de repouso. O evento é realizado pela Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Taquara.

 

“Uma nova estrutura, diversas atrações culturais, musicais e literárias pensadas para alcançar todos os públicos. Assim será a nossa Feira Literária com momentos realizados na Rua Coberta e outros nas escolas e asilos de Taquara, prevendo atingir um número maior de pessoas. Esse é o nosso objetivo incluir a comunidade”, revela a prefeita Sirlei Silveira.

 

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, salienta que a ideia é a conexão entre educação e cultura. “Buscamos momentos diferenciados para levarmos outras possibilidades aos estudantes e à comunidade taquarense. É um momento em que podemos unir educação e cultura num só propósito, o de desenvolver a aprendizagem integrando a comunidade como um todo”, comenta a secretária.

 

Programação variada

Além da comercialização de livros com a participação de 10 livreiros, a programação da Feira Literária de Taquara contará com o lançamento do 2° Concurso Literário “Nossa Gente, Nossa História, Nossa Memória”; bate-papos com os escritores Pedro Guerra e Dilan Camargo; roda de conversa com o Coletivo de escritores do Vale do Paranhana; apresentação dos espetáculos teatrais “O Lançador de Foguetes”, “O Urso com Música na Barriga”, “Cantos de Linho e de Lã” e “PUM - Histórias Mal Cheirosas”; apresentação de músicos locais, contações de histórias com o Teatro Ateliê, bate-papo + pocket show com o músico e escritor Thedy Corrêa; apresentações musicais, exposições de artes visuais, além de atividades literárias e musicais em asilos da cidade.

 

“Considerando logísticas de transporte e o conforto dos alunos da Educação Infantil, foi pensado um formato descentralizador para a realização do evento nos dias 18 e 19 de maio, onde levaremos bate-papo e Contação de Histórias até os estudantes. A Feira terá suas ações realizadas em diversos locais, reunindo pequenos grupos”, observa a agente de cultura e lazer do Sesc, Schana Lehn.

 

Bate-papo + pocket show com Thedy Corrêa

A Feira Literária de Taquara trará na noite do dia 19 de maio, o músico, escritor, compositor e produtor musical Thedy Corrêa. Quem prestigiar o momento poderá participar de bate-papo e um pocket show com o músico. Além de ser um dos fundadores da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa foi diretor artístico da gravadora Orbeat Music/Galpão Crioulo Discos e é membro do Comitê Gaúcho do Movimento Eles Por Elas, da ONU, que aborda os movimentos de igualdade das mulheres. Como escritor, transitou pela poesia, pelo romance, pela crônica e pelas histórias em quadrinhos, com os livros Bruto, Livro de Astro-Ajuda, Noite Ilustrada, O Segredo da Floresta e Imersão. Também desenvolve uma carreira de palestrante com foco na criatividade, inovação, trabalho em equipe, engajamento e propósito.

 

Palco Aberto

O Palco Aberto foi pensado para proporcionar aos artistas locais um espaço de apresentação do seu trabalho. Ele ocorrerá no sábado (21), às 10h30. Tanto músicos, dançarinos, atores entre outros poderão participar deste momento levando ao público presente a sua arte. Para isso basta fazer a inscrição, antecipadamente, na Diretoria de Cultura, na Rua Nelson Renck, próximo ao prédio da Prefeitura. O atendimento é de segunda à quinta-feira, das 7h30 às 17h, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3541-9200 - ramal 293.

 

Programação da Feira Literária de Taquara

18/05 (quarta-feira)
9h e 14h30 – Espetáculo Teatral “O lançador de foguetes”
10h - Abertura oficial da Feira Literária
10h e 13h30 – Bate-papo com escritor Pedro Guerra
16h – Roda de conversa “Nossa gente, nossa história, nossa memória”
16h - Serenata literária em Lares de Idosos - Ação descentralizada
18h30 – Música na feira “Harpa e Voz”, com Roberta e Roberto Naviliat

 

19/05 (quinta-feira)
8h30 e 13h30 – Contação de histórias com Teatro Ateliê
9h30 e 14h30 – Espetáculo teatral “O Urso com música na barriga”
10h – Contação de histórias com Teatro Ateliê na EMEI Tia Pati
15h – Contação de histórias com Teatro Ateliê na Escola Lucas Sauer
16h – Serenata literária em Lares de Idosos
19h45 – bate-papo + pocket show com Thedy Corrêa

 

20/05 (sexta-feira)
8h30 e 13h30 – Bate-papo com o escritor Dilan Camargo
9h30 e 14h45 – Apresentação do espetáculo “Cantos de Linho e de Lã”
16h – Serenata literária em Lares de Idosos
18h30 - Roda de conversa com o Coletivo de escritores do Vale do Paranhana
19h30 – Apresentação musical com “Chico Paz”

 

21/05 (sábado)
9h30 – Apresentação Sarau ONG Vida Breve
10h30 – Apresentações musicais (Palco Aberto)
15h30 – Apresentação do espetáculo teatral “PUM – histórias mal cheirosas”
16h30 – Apresentação musical com “Arauco Acústico”
17h30 – Encerramento da Feira Literária

Fotos

Feira Literária de Taquara será promovida de 18 a 21 de maio 3 imagens na galeria
Magda Rabie

Foto: Magda Rabie
Raul Krebs

Foto: Raul Krebs
Magda Rabie

Foto: Magda Rabie

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de Taquara (RS)
Rua Tristão Monteiro, 1278
Fone (51) 3541.9200